Edifício Montreal

Perspectiva inferior da fachada e lateral do Edifício Montreal - Centro - São Paulo
Edifício Montreal
No início da Avenida Ipiranga, esquina com a Cásper Libero, tem um prédio cujo visual, com a fachada arredondada e com proeminências perfuradas em concreto projetadas para fora em cada andar (brises), salta aos olhos de quem passa por lá... Trata-se do Edifício Montreal, simplesmente a primeira obra arquitetônica de Oscar Niemeyer implantada na Cidade de São Paulo.
Projetado em 1951 por Niemeyer e inaugurado em 1954, o projeto contou com a colaboração de Carlos Lemos também, sendo a iniciativa da obra por conta do Banco Nacional Imobiliário. Com área construída de 41.600 m², o edifício tem em seu hall principal 3 painéis de mosaicos de autoria de Di Cavalcanti. Sua construção teve muitos entraves burocráticos e políticos na época, devido às leis de zoneamento da área do Centro e a "revolucionária" estética arquitetônica adotada, porém após a aprovação final do projeto pela prefeitura a conclusão da obra foi feita de forma bem acelerada com o acompanhamento entusiasmado por parte do jornal Folha da Manhã.
O Montreal é um marco arquitetônico de São Paulo e também de seu criador, Niemeyer, porém seu estado atual de conservação está bastante degradado.
Localização: Avenida Ipiranga, 1284 - República

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79