Marco Zero de São Paulo

Close up do Monumento Marco Zero de São Paulo - Praça da Sé
Marco Zero de São Paulo
O Monumento, obra do artista Jean Gabriel Villin, inaugurado em 18 de setembro de 1934 é o Marco Zero de São Paulo e serve como referencia para marcar o início da numeração das vias públicas e rodovias estaduais, bem como para a medição das linhas ferroviárias e aéreas, é o centro geográfico do município de São Paulo.
Instalado na Praça da Sé, Centro, é um prisma hexagonal de mármore e base em granito, um totem, com seis facetas e em cada uma delas uma representação de pontos cardeais e locais que encontramos em cada direção: Sudeste com Santos, Sul com Paraná, Nordeste com Rio de Janeiro, Norte com Minas Gerais, Noroeste com Goiás e Sudoeste com Mato Grosso. Em seu tampo tem-se uma placa de bronze com a representação de um mapa com rodovias de ligação da cidade a outros estados e algumas das principais vias paulistanas da época de sua inauguração.
O Monumento insere simbolicamente também o contexto de "Locomotiva do Brasil" desempenhado pelo Estado de São Paulo. Foi tombado em 2007 pelo Conpresp.
#saopaulo #saopauloforall #descubrasampa #sergiobrisola