Museu de Arte Sacra de São Paulo

Perspectiva da fachada e lateral do Museu de Arte Sacra de São Paulo - Bairro da Luz
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Instalado na parte esquerda do Mosteiro da Luz, na Avenida Tiradentes, Bairro da Luz, o Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugurado em 1970, foi uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo firmada através de um convênio.
O Museu é a principal instituição brasileira focada no estudo, conservação e exposição de objetos com valor estético ou histórico inerentes à arte sacra Brasileira e seu acervo remonta de 1907 quando por iniciativa de Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo na época, o mesmo começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas localizadas pelo interior  de todo o país à medida que iam sendo demolidas por vários fatores.
O Museu promove estudos e pesquisas sobre arte sacra e história da arte, através de cursos regulares e periódicos; Em seu acervo também se encontram imagens de santos feitas no Brasil e na Europa entre os séculos XVI e XX, pratarias e quadros. A coleção é tombada pelo IPHAN e contém obras de vários artistas, tais como: Aleijadinho (réplicas das estátuas dos profetas), Mestre Valentim, Almeida Júnior, Benedito Calixto, Mestre Ataíde entre outros.
Localização: Avenida Tiradentes, 676 - Luz

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79