Palacete Tereza Toledo Lara

Fachada e lateral do Palacete Tereza Toledo Lara - Centro - São Paulo
Palacete Tereza Toledo Lara
O projeto do arquiteto Augusto Fried construído em 1910 é um dos prédios mais conservados em suas características originais do Centro da Capital Paulista. Localizado na Rua Quintino Bocaiuva, o palacete foi construído em estilo Eclético com toques de Barroco e Renascentista. O nome de Palacete Tereza Toledo Lara é uma homenagem à filha de seu idealizador o Conde Antônio de Toledo Lara (um dos fundadores da fábrica de bebidas Companhia Antárctica Paulista). Ainda mantém em sua fachada os ornamentos e platibandas da época de sua construção.
O palacete abrigou a matriz da Rádio Record e várias lojas de instrumentos musicais no passado, destacando-se a  Editora Irmãos Vitalle e a Casa Bevilacqua e era conhecido como "a esquina musical de São Paulo".
O palacete foi concebido originalmente para receber escritórios na parte superior e comércio no térreo e hoje é um edifício Tombado pelo Patrimônio Histórico da Prefeitura do Município de São Paulo, Z8-200 (1977) e Conpresp 2016, com ocupação atual de comércios no térreo e pela casa de shows Casa de Francisca no pavimento superior.
Localização: Rua Quintino Bocaiúva, 22 - Sé

 #saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79.