2° Batalhão de Polícia de Choque - Batalhão Anchieta

Vista da fachada do 2° Batalhão de Polícia de Choque - Batalhão Anchieta - Luz - São Paulo
2° Batalhão de Polícia de Choque - Batalhão Anchieta
A história do Batalhão de Polícia de Choque remonta ao ano de 1934 quando foi criada a chamada Divisão Reserva vinculada a Guarda Civil do Estado de São Paulo, cuja finalidade era atender serviços extraordinários, como policiamento disciplinar, controle de tumultos, controle de eventos esportivos, dentre outros. Em 1968 passou a denominar-se Divisão de Policiamento Especializado e em 1970, com a criação da Polícia Militar (fusão da Força Pública e Guarda Civil), o passou a denominar-se Batalhão de Operações Especiais. A atual denominação, 2º Batalhão de Polícia de Choque, foi adotada em 1975. Atualmente o emprego do 2º Batalhão de Choque é feito em ações de restauração da ordem publica relativas ao controle de distúrbios civis, contra guerrilha urbana, contra guerrilha rural e operações policiais especificas quando se vê a necessidade de uso de tropas com treinamento especializado.
O Batalhão Anchieta está abrigado na Rua Dr. Jorge Miranda, Luz, em um antigo complexo construído em 1905, que era propriedade da Igreja Católica até ser comprada pelo Governo do Estado em 1910 que destinou o espaço a Corporação Policial em 1936, primeiro pelo Batalhão de Guardas (BG), depois pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento (EFA) e em 1977 pelo 2º Batalhão de Polícia de Choque. O belíssimo complexo arquitetônico em estilo Eclético, mistura elementos dos estilos Barroco, Neo-Maneirista e Neo-Renascentista. 
O batalhão também coleciona ações históricas ao longo de sua existência, como a participação na 2ª Guerra Mundial (Pelotão de Polícia da Força Expedicionária Brasileira), Forças de Paz da ONU (Boinas Azuis) em 1967 no canal de Suez, Egito, e a Conquista do Pico da Neblina em 1988 (expedição militar), primeira a chegar ao cume do Pico localizado na serra do Imeri, Amazonas, o mais alto do Brasil. Para resguardar sua história, a unidade carrega os brasões da FEB e das Forças de Paz de Suez junto ao próprio estandarte.
Localização: Rua Dr. Jorge Miranda, 367 - Luz

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.