Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Vista frontal do Museu da Imigração do Estado de São Paulo - Moóca - São Paulo
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Localizado na Rua Visconde de Parnaíba, Moóca, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo passou a ter esta denominação durante reformas recebidas em 2010 em suas instalações, antes disso era conhecido como Memorial do Imigrante, criado em 1998, no complexo de edifícios da antiga e histórica Hospedaria dos Imigrantes. O Museu da Imigração é composto de setores expositivos, alguns de longa duração e outros de curta, onde são expostos documentos, fotografias, objetos e periódicos antigos que revelam de forma lúdica o processo migratório ocorrido em São Paulo no final do século XIX e inicio do XX, mostrando também as influencias culturais trazidas pelos imigrantes de mais de 70 países que pela Hospedaria passaram e que foram em parte incorporadas pela Cultura Paulistana. As exposições de curta duração costumam trazer informações sobre movimentos migratórios contemporâneos, onde é possível fazer um comparativo e notar as diferenças dos processos em épocas diferentes.
A Hospedaria dos Imigrantes foi fundada em 1887 para servir de acolhimento, triagem e encaminhamento dos milhares de imigrantes que chegavam à Cidade de São Paulo durante a fase de industrialização e boom agrícola (café) de Sampa, sendo que a maior parte do fluxo era encaminhada para as fazendas de café no interior Paulista para trabalhar nas lavouras. Estrategicamente foi construída ao lado da antiga linha ferroviária São Paulo Railway, que fazia ligação com o Porto de Santos, local de chegada dos imigrantes. A iniciativa da construção da Hospedaria se deu por conta da Sociedade Promotora da Imigração, formada por cafeicultores da época, para facilitar o acolhimento da grande massa migratória e foi realizada com o auxilio do Conde de Parnaíba, Antonio de Queiroz Telles, presidente da Província de São Paulo na época, funcionando até 1978. 
O belo complexo do Museu com quase 3 mil metros quadrados conta com um Centro de Pesquisa, Preservação e Referência (CPPR), um lindo jardim, passeio de Maria Fumaça e é Tombado pelo Condephaat desde 1982. Um excelente passeio, lembrando que não abre às Segundas-feiras.
Localização: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79