Academia Paulista de Letras

Vista da fachada da Academia Paulista de Letras - Centro - São Paulo
Academia Paulista de Letras
Fundada em Novembro de 1909, a Academia Paulista de Letras (APL) é uma Associação Literária de disseminação cultural formada por 40 cadeiras permanentes de notáveis, entre eles literatos, personalidades e jovens. O edifício sede da Academia foi fundado em 1955 e está localizado no Largo do Arouche, Centro. 
Teve ao longo de sua história muitas personalidades famosas da história Paulista em seus quadros, dentre eles destaco Lygia Fagundes Telles, Ignácio de Loyola Brandão, Ives Gandra da Silva Martins, Antônio Ermírio de Moraes, Machado de Assis, José Joaquim de Carvalho, Alcântara Machado, Guilherme de Almeida, Dr. Altino Arantes, René Thiollier, dentre muitos outros. 
O edifício sede foi uma doação feita por Fernando Costa para a Academia e o projeto do mesmo é do arquiteto Jacques Pilon em estilo Arte Déco com transição para o Modernismo. Suas instalações contam com uma biblioteca, auditório, salão nobre, sala de música, sala de sessões, Salão de Chá e Sala de Leitura. O edifício é tombado pelo Condephaat desde Março de 2010.

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79