Complexo Brasiliana USP - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin


Vista ampla do Complexo Brasiliana USP - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Butantã - São Paulo
Complexo Brasiliana USP - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Vista ampla do Complexo Brasiliana USP - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Cidade Universitária (USP). O Complexo Brasiliana USP, inaugurado em 2013, com projeto dos escritórios de arquitetura de Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, abriga a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), a Livraria da Edusp e o Auditório István Jancsó.
O grande destaque do complexo é a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), coordenada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. A BBM incorporou e abriga a fantástica coleção Brasiliana do bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita, que tem perto de 32 mil títulos. O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, também abrigado no Complexo, possui o acervo da coleção Brasiliana formada por iniciativa do historiador Sérgio Buarque de Holanda. Além de franquear o acesso às Obras do acervo para estudantes e pesquisadores, o mesmo está aberto ao público em geral.
Curiosidades: 1) O conceito arquitetônico do Complexo Brasiliana USP foi baseado em outras famosas bibliotecas ao redor do mundo, como a Beinecke Rare Book & Manuscript Library, da Universidade de Yale, EUA e a Biblioteca Sainte-Geneviève, de Paris, França. 2) Do átrio do Complexo, os pisos dos pavimentos da BBM e parte do acervo podem ser contemplados e as fachadas em vidro do interior priorizam a iluminação natural.
Localização: Rua da Biblioteca, 21 - Vila Universitária - USP - São Paulo

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79