Monumento a Borba Gato - Santo Amaro

Monumento a Borba Gato - Santo Amaro - Cubo

Neste Especial Descubra Sampa daremos destaque a um dos elementos que compõem o Monumento a Borba Gato, instalado no canteiro central, entre as Avenidas Santo Amaro e João Dias. A Obra em formato de cubo de alvenaria e revestida de pedras, pedriscos coloridos e pastilhas foi feita pelo artista, Santamarense, Júlio Guerra e inaugurada em 1963, juntamente com a famosa Estátua gigante de Borba Gato, que complementa o Monumento. Em suas laterais existem 4 mosaicos com representações e/ou citações a fatos e personagens marcantes da história do antigo município e atual Bairro de São Paulo, os quais detalhamos nas fotos abaixo.

Monumento a Borba Gato (coroamento)
Monumento a Borba Gato (coroamento)

Close-up do coroamento do "cubo" do Monumento a Borba Gato em Santo Amaro. No coroamento da Obra, destacam-se o ano grafado de 1832 na torre castelar, quando Santo Amaro passou a ser um município independente, isso até 1935 quando passou a ser o Bairro de Santo Amaro, no Município de São Paulo.
Monumento a Borba Gato (Anchieta)
Monumento a Borba Gato (Anchieta)
Close-up do mosaico com representações do Padre Anchieta, idealizador do povoado de Santo Amaro e Cacique Caiubi (Caá-ubi). A referência Ibirapuera no mosaico é em relação à antiga Aldeia do Ibirapuera, como era chamada a região no passado e o Brasão no mosaico é o de Santo Amaro quando Município.
Monumento a Borba Gato (fábrica de ferro)
Monumento a Borba Gato (fábrica de ferro)
Close-up do mosaico com representação da colônia de imigrantes alemães e da 1ª fábrica de ferro da América Latina, em Santo Amaro (exploração de jazida em 1609).
Monumento a Borba Gato (Paulo Eiró)
Monumento a Borba Gato (Paulo Eiró)
Close-up do mosaico com representação do Jesuíta Belchior de Pontes, catequizador histórico da região e o poeta e dramaturgo Santamerense, Paulo Eiró.
Monumento a Borba Gato (imagem de Santo Amaro)
Monumento a Borba Gato (imagem de Santo Amaro)
Close-up do mosaico com representação de João Paes e Suzana Rodrigues, doadores da imagem de Santo Amaro que foi instalada na primeira Capela do antigo povoado, virando depois Freguesia de Santo Amaro, na antiga Aldeia do Ibirapuera. 

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografias com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.