Hospital das Clínicas da USP (fachada)

Vista ampla da fachada do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas da USP em Cerqueira César
Hospital das Clínicas da USP (fachada)

Vista ampla da fachada do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas da USP em Cerqueira César. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) começou a ser construído em 1938,  teve sua instituição oficial em Janeiro de 1943  e inauguração em 19 de Abril de 1944. O primeiro edifício do complexo foi o do Instituto Central (ICHC), o qual abriga várias especialidades de clínicas médicas e cirúrgicas, inclusive a Unidade de Emergência Referenciada, para atendimento de alta complexidade. O Prédio dos Ambulatórios (PAMB), na foto desta matéria, foi inaugurado em 1981 e abriga os setores de atendimento, tratamento e diagnóstico em várias especialidades médicas a pacientes de todos os estados brasileiros, os quais veem a São Paulo em busca da excelência comprovada da Instituição Paulistana. Além dos ambulatórios, tem áreas de apoio diagnóstico e terapêutico, a Divisão de Farmácia, a Divisão de Laboratório Central e o maior centro cirúrgico do complexo. 
O Hospital das Clínicas é um centro de excelência e referência no campo de ensino, pesquisa e assistência reconhecido mundialmente, além de um dos mais renomados centros brasileiros de disseminação de informações técnico-científicas e o maior complexo hospitalar da América Latina.
A enorme área do complexo, com mais de 380 mil m², abriga cerca de dois mil leitos e é dividida em 8 institutos, 2 hospitais auxiliares, laboratórios de investigação médica, unidades especializadas, o Centro de Convenções Rebouças e a Escola de Educação Permanente.
Os institutos do HC são: Instituto Central (IC), Instituto de Psiquiatria (IPq), Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea), Instituto da Criança (ICr), Instituto do Coração (InCor), Instituto de Radiologia (InRad) e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
Localização: Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 255 - Cerqueira César 

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79