Monumento Santa Cruz - Cruz de Anchieta

Vista ampla do Monumento Santa Cruz em Santo Amaro
Monumento Santa Cruz - Cruz de Anchieta

Vista ampla do Monumento Santa Cruz em Santo Amaro. O Monumento, feito de granito esculpido em cantaria e com aplique de dois painéis de azulejos pintados também é conhecido como Monumento Cruz de Anchieta e foi feito e instalado em 1938. Como muito dos Monumentos e esculturas públicas de São Paulo, infelizmente, encontra-se em péssimo estado de conservação com pichações, rabiscos, placas de bronze furtadas e não repostas e com as pinturas dos azulejos quase apagadas... Alô Prefeitura de São Paulo! Alô Secretaria de "Cultura" de São Paulo!
A Obra foi feita em conjunto por dois artistas, Vicente Larocca (cantaria) e José Wasth Rodrigues (pintura dos azulejos) e a mesma tinha também o aplique de dois Brasões de Armas em bronze, da família de Anchieta e de Santo Amaro (peças furtadas).
Localização: Praça Santa Cruz, altura do Nº 410 da Avenida Adolfo Pinheiro - Santo Amaro
Artistas: Vicente Larocca (cantaria) e José Wasth Rodrigues (pintura dos azulejos)

Abaixo temos fotos detalhando os painéis de azulejos do Monumento.
Close-up do Painel Anchieta do Monumento Santa Cruz
Monumento Santa Cruz (Painel Anchieta)
Close-up do Painel Anchieta do Monumento Santa Cruz, o qual representa o Padre José de Anchieta, catequizando índios.
Close-up do Painel engenho de ferro do Monumento Santa Cruz
Monumento Santa Cruz (Painel engenho de ferro)
Close-up do Painel engenho de ferro do Monumento Santa Cruz, o qual faz referência ao antigo engenho de ferro que existia em Santo Amaro em meados do século XVII.

Nota: Em Novembro de 2020, após nossa visita ao local em Agosto do mesmo ano, o Monumento recebeu uma limpeza geral e teve seu entorno gradeado para tentar evitar novos atos de vandalismo contra o mesmo. A Praça Santa Cruz também foi alvo de manutenção geral e melhorias, graças a destinação de verbas de emenda parlamentar de zeladoria feita por um vereador da cidade.

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografias com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79