Jockey Club de São Paulo

Vista ampla da monumental entrada Social do Hipódromo de Cidade Jardim / Jockey Club de São Paulo na Cidade Jardim, Zona Oeste
Jockey Club de São Paulo

Vista ampla da monumental entrada Social do Hipódromo de Cidade Jardim / Jockey Club de São Paulo na Cidade Jardim, Zona Oeste. Na foto desta matéria vê-se o pórtico, o passadiço de acesso às arquibancadas sociais e o edifício principal do Jockey Club de São Paulo. A história do Jockey remonta ao ano de 1875, com a fundação do antigo Club de Corridas Paulistano por iniciativa de Rafael Aguiar Paes de Barros, filho do Barão de Itu, e de Antônio da Silva Prado, contando no início com 73 sócios, integrantes da elite empresarial paulista na época. A primeira corrida de cavalos oficial do Club aconteceu em Outubro de 1876 no antigo e extinto Hipódromo da Mooca, localizado nas cercanias da Rua Bresser. O Jockey durante sua história teve sua Sede abrigada em vários endereços na região do Centro Histórico de São Paulo, como Rua do Rosário, a primeira Sede, Rua São Bento, Rua 15 de Novembro, Praça Antônio Prado e Rua Boa Vista, até 2013, quando pôs o edifício Sede a venda e se mudou para o Hipódromo de Cidade Jardim ocupando o prédio do antigo ambulatório do complexo. 

O Hipódromo de Cidade Jardim - Breve história e Arquitetura

O Hipódromo de Cidade Jardim foi inaugurado em 25 de janeiro de 1941, no aniversário da Cidade de São Paulo (387 anos de fundação), tendo sido sua construção uma iniciativa do então Prefeito de São Paulo Fábio Prado, que também era o Presidente do Jockey Club na época. O plano inicial era a de se construir o novo hipódromo para substituir o da Mooca que ficara pequeno para abrigar o grande público que o frequentava na região do Ibirapuera, porém a Companhia Cidade Jardim (Companhia City) ofereceu em doação uma imensa área a beira do Rio Pinheiros para abrigar o projeto, em torno de 600 mil metros quadrados, o que agradou a todos, além de ter sido o precursor da valorização da região além Pinheiros e de seu desenvolvimento. O projeto arquitetônico do Hipódromo foi de autoria do arquiteto Elisário da Cunha Bahiana e as obras de construção ocorreram entre 1937 a 1941, quando da inauguração do mesmo. O complexo foi todo projetado em estilo Art Déco, sendo considerado o maior neste estilo arquitetônico do mundo, porém em 1946 houve a necessidade novas obras de ampliação e de readequação de alguns espaços e esta tarefa e projeto ficaram a cargo do arquiteto  francês Henri Sajous, o qual na reforma ocorrida e terminada em 1954 aplicou um estilo Clássico nas mudanças e novas estruturas, descaracterizando um pouco o estilo original do hipódromo. O complexo também recebeu a adição de algumas esculturas, painéis e fontes durante sua construção, as quais ficaram a encargo de criação e execução do famoso escultor Victor Brecheret, sendo que as Obras criadas pelo artista, mais de 30, permanecem até hoje às vistas do público que visita o complexo, formado pelas pistas de corrida na parte central, quatro pavilhões: a tribuna de honra, tribunas especiais nº 1 e nº 2 e pavilhão paddock, além da vila hípica, restaurantes, amplo estacionamento e outras edificações e estruturas de apoio e funcionalidades diversas. Digno de menção também é o Painel "O puro sangue em movimento" do artista Bernad Dunand instalado no Salão de Festas. 

As pistas de turfe - Eventos - Tombamento

O hipódromo tem quatro pistas de volta fechada, sendo duas para corridas oficiais, uma delas de grama com 2.119 metros de extensão e outra de areia com 1.993 metros. As outras duas pistas são de areia e menores, são auxiliares, usadas para treinos. Curiosidade: a principal corrida que ocorre anualmente no mês de Maio no Hipódromo de Cidade Jardim é o Grande Prêmio São Paulo, criado em 1923, com o páreo realizado na raia de grama.
Atualmente o Jockey Club de São Paulo abriga, treina e trata perto de 800 cavalos Puro-Sangue Inglês em seu complexo, animais estes que atuam nos programas de corridas do hipódromo Paulistano, os quais recebem também animais vindos de outros complexos hípicos, como Tarumã (PR), Gávea (RJ) e Cristal (RS).
No complexo já ocorreram e ocorrem eventos diversos, tais como o Free Jazz Concert de 1998, festivais de música e o já tradicional “Casa Cor” anual, além de oferecer alguns espaços específicos para locação. O Hipódromo de Cidade Jardim é propriedade do Jockey Club de São Paulo, entidade que também o administra. 
O conjunto arquitetônico do Jockey Club de São Paulo / Hipódromo de Cidade Jardim foi Tombado pelo Condephaat em 2010.  
Localização: Avenida Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim 

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.