Casa Bandeirista - Itaim Bibi

Vista diagonal ampla e atual da Casa Bandeirista no Itaim Bibi
Casa Bandeirista - Itaim Bibi

Vista diagonal ampla e atual da Casa Bandeirista no Itaim Bibi. A Casa Bandeirista, construída no século XVIII, recebeu essa denominação devido a ser a moradia típica das famílias dos antigos bandeirantes que ajudaram a desbravar o Brasil, especialmente São Paulo e eram construídas com a técnica conhecida como pilão de taipa. A edificação do Itaim possui nove cômodos, incluindo uma capela interna e foi reerguida a partir de escombros que restaram da construção original através de um minucioso estudo e projeto de restauro feito em 1997, conforme descrito abaixo.
A antiga casa foi no passado a residência da família do General Couto de Magalhães, entre 1846 a 1918, depois a de Leopoldo Couto de Magalhães, conhecido como “Bibi” na época, a qual era uma espécie de Sede da grande chácara que havia no local (Sítio do Itaim), sendo desmembrada e loteada anos depois por Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, herdeiro de "Bibi", dando origem ao atual Bairro do Itaim Bibi.
Entre 1918 a 1921 a antiga casa sediou o antigo Abrigo Santa Maria, passando depois, em 1921, a ser propriedade do médico Brasílio Marcondes Machado, o qual fundou no local o antigo Sanatório Bela Vista, até 1944 quando o Instituto Ache comprou a Instituição e suas edificações e assumiu sua direção. Em 1980, o imóvel e seu terreno (Sítio do Itaim-Bibi) foi novamente vendido, desta vez para a Comercial Bela Vista, marcando o encerramento das atividades do Sanatório. Até este ponto a casa estava em perfeitas condições de uso e preservação, porém foi abandonada e toda sua estrutura foi se degradando com o tempo e acelerada quando o teto original da casa foi removido sem nenhum motivo aparente, possivelmente até intencional para degradar a área mais rápido, chegando a ficarem apenas algumas partes das paredes originais em pé. Em 1982 a casa e seu terreno foram Tombados pelo Condephaat para preservação deste importante exemplar da arquitetura "bandeirista" e sendo Tombado novamente em 1991 pelo Conpresp. Somente em 1997, após quase a casa "sumir" foi feito um minucioso estudo e projeto de restauração, porém esta obra só foi iniciada em 2008, paralelamente a construção na área envoltória de um mega complexo corporativo, o atual Edifício Pátio Victor Malzoni, cujos proprietários se comprometeram com o Estado e Prefeitura a bancar e tocar a obra de restauro. Em 2009 as obras foram paralisadas devido às fundações do edifício comercial estarem abalando o terreno e a restauração da Casa Bandeirista, só sendo retomada em 2011, após solução técnica encontrada para preservar o sítio arqueológico da Casa, com a conclusão do restauro e inauguração se dando em Outubro de 2011. Curiosidade: As partes que restaram em pé da antiga construção foram deixadas a mostra, sem reboque ou cobertura, para efeito de demonstração e visualização pelos visitantes da técnica pilão de taipa original do imóvel (ver AQUI). 
Localização: Rua Iguatemi, 1-47 - Itaim Bibi

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79