Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Vista ampla da fachada do Teatro de Arena Eugênio Kusnet na Vila Buarque
Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Vista ampla da fachada do Teatro de Arena Eugênio Kusnet na Vila Buarque. O Teatro de Arena, inaugurado em 1955 em um espaço reformado e adaptado que era originalmente uma garagem, foi uma iniciativa do Grupo artístico teatral "Teatro de Arena" criado em 1953 com a intenção de nacionalizar e popularizar as peças teatrais que eram encenadas na época, as quais também eram quase que na sua totalidade de autores estrangeiros e baseadas em grandes e dispendiosas produções. O teatro ficou sob administração do grupo criado em 1953 até 1972 quando foram encerradas as suas atividades e o espaço fechado. Em 1977 o Arena foi adquirido pelo Governo Federal, via o extinto Serviço Nacional de Teatro e incorporado ao patrimônio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição que passou a administrar o espaço com reabertura no mesmo ano. Arquitetonicamente o teatro manteve suas características originais de sua fundação, com o palco circular central em formato de arena, circundado pelas poltronas da platéia, com capacidade para 99 espectadores e a grade de espetáculos é regida através de editais e/ou cessão de espaço pela Funarte. Em 2017 foi criada a Sala Umberto Magnani, localizada no pavimento acima da arena de espetáculos com 108 m², a qual serve como espaço para exposições relacionadas às artes cênicas, cedida a Mostras por termo de cessão, mediante apresentação de projeto e aprovação pela Funarte.   
O nome atual do teatro é uma homenagem feita ao ator e professor cênico russo Eugênio Kusnet, que imigrou em 1926 para São Paulo e trabalhou e atuou no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), no TPA (Teatro Popular de Arte), no Teatro de Arena e no Teatro Oficina. Os principais atores, autores e diretores que fizeram parte da história do Teatro de Arena em sua primeira fase, até 1972, foram José Renato, Eugênio Kusnet (homanegeado com o nome do Teatro), Sérgio Britto, Henrique Becker, Geraldo Mateus, Renata Blaunstein, Monah Delacy, Eva Wilma, Augusto Boal, Oduvaldo Vianna Filho, Gianfrancesco Guarnieri, Milton Gonçalves, Flávio Migliaccio, Paulo José, Dirce Migliaccio, Juca de Oliveira, Myriam Muniz, Isabel Ribeiro, Lima Duarte, Dina Sfat, Joana Fomm, Renato Consorte, Lélia Abramo, Dulce Muniz, e Hélio Muniz, entre muitos outros, sendo que a maioria dos atores migraram para a teledramaturgia (televisão) tempos depois.
As principais montagens e peças do grupo foram Esta Noite é Nossa de Stafford Dickens (peça de estréia em 1953 no MAM), Eles Não Usam Black-Tie de Gianfrancesco Guarnieri (1958), Arena conta Zumbi e Arena conta Tiradentes de Boal e Guarnieri (musicais), Arena conta Bolívar de Augusto Boal (musical em 1970) e Teatro Jornal. Curiosidade: Em 1990 o teatro chegou a ser batizado como Teatro Experimental Eugênio Kusnet, mudando para o atual nos anos 2000. Abaixo uma foto do interior do teatro.
Teatro de Arena Eugênio Kusnet (palco arena)
Teatro de Arena Eugênio Kusnet (palco arena)
Vista ampla da Sala Augusto Boal e o palco circular em formatação de arena, com os assentos "arquibancada" ao redor do palco, o qual dá parte do nome do Teatro.
Localização: Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79