Livraria Cultura - Conjunto Nacional

Livraria Cultura - Conjunto Nacional - O fim?

Vista ampla do interior da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, Cerqueira César
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Neste Especial Descubra Sampa iremos mostrar e descrever brevemente a experiência única que sempre foi uma visita à Livraria Cultura do Conjunto Nacional desde 2007, após a reforma e transformação das 4 lojas que a empresa tinha no CN em uma única megastore. Uma experiência tão única e superlativa em se tratando de uma livraria que até virou uma das atrações culturais e turísticas da região da Avenida Paulista, uma visita quase "obrigatória" para Paulistanos e turistas em visita a Cidade.
Na imagem acima temos uma vista ampla do interior da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, Cerqueira César.
Uma livraria? Uma biblioteca? Um mega shopping de livros? Uma "Catedral de Cultura"? Uma atração turística Paulistana? Talvez tudo isso resuma bem o que é na realidade a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em plena Avenida Paulista. A atual Livraria Cultura do Conjunto Nacional, projetada pelo Escritório Fernando Brandão Arquitetura em 2006 (início) e inaugurada em 2007, virou rapidamente uma das principais atrações culturais e turísticas da Cidade de São Paulo, atraindo um grande público de locais e visitantes, principalmente nos finais de semana. A livraria antes ocupava 4 lojas menores no interior do Conjunto Nacional, com a primeira loja no local desde 1969 e se reestruturou para ocupar o atual espaço que antes abrigava o antigo Cine Astor, projeto que foi levado adiante para comemorar os 60 anos de sua fundação. Em um amplo espaço de aproximadamente 4300 metros quadrados e divido em três pavimentos interligados por escadarias e rampas, sendo uma das escadarias a queridinha das selfies dos visitantes, a escada iluminada em que cada degrau estampa um livro (ver foto abaixo), dividida em setores que atendem todas as variantes possíveis de gêneros de literatura, do infantil ao ramo de Direito e com um impressionante estoque de livros, além de brinquedos educativos, jogos, colecionáveis, gadgets eletrônicos, CDs, DVDs e muito mais. Um espaço lúdico, encantador e surpreendente, todo acarpetado, com poltronas, cadeiras e pufes coloridos espalhados pelo ambiente, nos quais os frequentadores podem folhear os livros antes de decidir pela compra, com uma "praça central" e átrio de onde se pode vislumbrar todas as nuances do belo projeto arquitetônico onde predomina o uso de madeiras diversas e com vários espaços especializados, como o setor infantil com uma Escultura mobiliária na forma de um Dragão, destacando a emblemática Escultura e móbile gigante representando um Dragão Alado no teto do átrio, uma alusão a "Terra de Fantasia e Sonho" do local talvez. Contando também com uma sofisticada cafeteria e abrigando no pavimento intermediário o Teatro Eva Herz com 168 assentos, nome dado em homenagem à fundadora da Livraria Cultura, que lá atrás, nos idos de 1947 criou o embrião da futura Rede de livrarias que chegou a ter mais de 16 lojas próprias, hoje contando com só duas, a do Conjunto Nacional e uma em Porto Alegre. O início da Cultura se deu com a criação de uma livraria itinerante, ideia de Dona Eva para ajudar no orçamento doméstico da família e com o tempo e crescimento das vendas acabou por virar uma loja física na Rua Augusta, em duas salas de um sobrado em que residiam, até abrir a primeira das quatro lojas que mantinha originalmente no Conjunto Nacional em 1969, chegando finalmente em 2007 a megastore desta matéria e a formação da Rede de lojas espalhadas por 16 cidades brasileiras no seu auge.

Nota: Para tristeza de muitos Paulistanos, deste editor inclusive, parece que a história da Livraria Cultura chegou a seu fim em 9 de Fevereiro de 2023 com a decretação de falência da empresa pela Justiça, após a mesma entrar em processo de recuperação judicial em 2018 por problemas financeiros. A falência foi decretada devido a empresa não ter cumprido alguns requisitos dos acordos firmados com funcionários, bancos e fornecedores, os quais constavam no plano de recuperação. A empresa afirmou que irá recorrer da decretação de falência para tentar seguir adiante com sua história, porém isso só o tempo e a Justiça dirão, pois há o risco de que suas portas sejam lacradas em decorrência da falência decretada, além do fato de que as principais editoras que forneciam para a livraria terem começado a retirar todos os livros das prateleiras e do estoque que estavam em consignação durante a fase de recuperação um dia após a decretação da falência, o que mostra que a empresa terá um triste e melancólico fim. Uma péssima notícia para a Cultura Paulistana e os milhares de visitantes que a loja recebia mensalmente.
Nota (2): Uma boa notícia... Hoje, 16 de Fevereiro de 2023, o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu uma liminar em favor da Livraria Cultura suspendendo a Decretação de Falência para apreciar o pedido de suspensão da medida impetrada pela empresa. Portanto as duas lojas atuais da Cultura continuam abertas até a análise final do recurso, mas continua em vigor a Recuperação Judicial, somando o problema de que muitas editoras retiraram seus estoques consignados das lojas e parece não terem a intenção de repô-los até que a situação esteja mais clara e juridicamente concreta em favor da Recuperação. Como Paulistanos, torcemos por um final feliz.
Nota (3): Infelizmente o plano de recuperação da famosa livraria Paulistana foi recusado pela justiça em Maio e a Cultura recebeu ordem de despejo das instalações que ocupava no Conjunto Nacional em 26/06/2023 e cessou definitivamente suas atividades. Corre notícia que uma rede de livrarias mineira está em tratativas para ocupar o espaço. Torcemos para que vingue a iniciativa.
Ficam as imagens e as informações desta matéria como memória da espetacular empreendimento Cultural que foi a Livraria Cultura para São Paulo e o Brasil. Pena que a última administração da empresa se mostrou inepta para sustentar o legado recebido. 

Abaixo mostramos mais imagens do interior da loja para tentar passar uma ideia da grandiosidade e beleza que a Livraria Cultura proporciona (ou proporcionava) a seus visitantes.
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (escada de livros)
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (escada de livros)
Vista ampla da famosa "Escada de Livros" da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, ponto de encontro e de selfies para as redes sociais dos frequentadores.
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (Escultura Dragão Alado)
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (Escultura Dragão Alado)
Fotocomposição na Livraria Cultura do Conjunto Nacional com destaque para a Escultura e Móbile Gigante de um Dragão Alado que fica exposto sobre o átrio central da livraria.
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (espaço de convivência)
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (espaço de convivência)
Vista ampla desde o mezanino do espaço de convivência da Livraria Cultura no Conjunto Nacional.
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (Escultura Dragão do setor infantil)
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (Escultura Dragão do setor infantil)
Vista de parte do Setor Infantil da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, com destaque para a Escultura mobiliária Dragão feita em madeira.
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (setor de Sociologia e Filosofia)
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (setor de Sociologia e Filosofia)
Vista ampla de parte do setor de livros de Sociologia e Filosofia da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, um dos muitos setores especializados da megastore na Paulista.
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (vista ampla superior)
Livraria Cultura - Conjunto Nacional (vista ampla superior)
Vista ampla superior desde o mezanino dos vários setores e pavimentos da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, dando uma ideia da grandiosidade da megastore Paulistana.

Localização: Avenida Paulista, 2073 - Galeria do Conjunto Nacional - Cerqueira César

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola #livrariacultura
Fotografias e texto com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.