Capela do Hospital Santa Catarina

Fachada da Capela do Hospital Santa Catarina - Avenida Paulista
Capela do Hospital Santa Catarina
Em 1906, na Avenida Paulista, foi construído o que é hoje o Hospital Santa Catarina, primeiro hospital privado da cidade, mantido pela Associação Congregação de Santa Catarina. Sua história remonta desde 1903 quando chegou a São Paulo a irmã Beata Heinrich com o intuito de verificar como a Congregação poderia atuar na assistência a doentes na capital paulista.
Com a criação do Sanatório Santa Catarina em 6 de fevereiro de 1906, idealizado pelo engenheiro Maximiliano Hehl, e com a crescente evolução através das décadas deixou de ser sanatório em 1974, passando à categoria de hospital.
Além de hospital o local também é conhecido como centro cultural devido ao Museu Histórico no local e seus objetos preciosos que contam a história da medicina abrigados no espaço e pela fachada do prédio, onde pode-se observar 24 painéis de bronze em baixo relevo que formam uma exposição a céu aberto, a mostra "História da Medicina" perfazendo uma linha do tempo.
Junto ao hospital está uma das belas Capelas da cidade de São Paulo, inaugurada em 1920, com afrescos do pintor italiano Marco Ulgheri, que retratam a vida da Santa Catarina (ver matéria sobre os afrescos clicando AQUI).
Localização: Avenida Paulista, 110 - Bela Vista

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79