Ponte Octávio Frias de Oliveira - Ponte Estaiada

Panoramica lateral da Ponte Octávio Frias de Oliveira - Ponte Estaiada - São Paulo
Ponte Octávio Frias de Oliveira - Ponte Estaiada
A ponte Octávio Frias de Oliveira é uma extraordinária referencia da arquitetura nacional e mundial. Possui um formato único no mundo: duas pontes em curva de 60º formando um X e sustentadas por estais ligados a um mastro único, existem outras grandes pontes que seguem o mesmo conceito arquitetônico, porém, são construídas em linha reta ou mescladas com trechos onde pilares dão sustentação, é a única também com o mastro principal em formato de X.
Também existem outras pontes estaiadas em curva no Mundo, mas com uma pista apenas. Uma curiosidade é que o formato em X do mastro nasceu da necessidade estrutural e não arquitetônica.
O conceito de ponte estaiada é de uma ponte suspensa por conjuntos de cabos de aço (os estais, daí o nome estaiada),  conectados a um mastro com a função de dar sustentação às suas pistas.
O projeto da Ponte Octávio Frias é do arquiteto João Valente. O comprimento das pontes é de 2.887 metros. Os vãos estaiados possuem 290 metros, com 16 metros de largura, sendo 10,5 metros para as três faixas de rolamento; nos trechos estaiados existem “narizes de vento” (placas de alumínio), para dissipar o vento nas pistas. 
Localizada na Marginal Pinheiros, entre as pontes do Morumbi (Caio Pompeu de Toledo) e Engenheiro Ari Torres, na zona sul, no bairro do Brooklin, ao lado da avenida Luiz Carlos Berrini e sobre a Nações Unidas.
A ponte possui iluminação de LEDs, sistema que torna possível a troca de cores em datas ou eventos comemorativos.
Obra da Construtora OAS, erguida em concreto armado protendido, foi projetadas para suportar ventos de até 250 quilômetros por hora. A torre (mastro) tem 138 metros de altura, o equivalente a um prédio de 46 andares.
Foi inaugurada em 10 de maio de 2008, após três anos de construção, e hoje é considerada um dos principais cartões postais da cidade.

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79