Catedral Metropolitana da Sé

Panoramica da fachada e lateral da Catedral da Sé - São Paulo - Estilo neogótico
Catedral Metropolitana da Sé - Estilo neogótico
Conhecida como Catedral da Sé pelos Paulistanos, seu nome oficial é Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo ou Catedral Metropolitana da Sé. A bela arquitetura é em estilo Neogótico e possui uma cúpula de estilo Renascentista, motivo de controvérsia nos meios acadêmicos de arquitetura devido a esta mistura de estilos. A Catedral é o quarto maior templo neogótico do mundo.
Arquitetonicamente, a igreja tem forma de cruz latina, com cinco naves e transepto com cúpula sobre o cruzeiro, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura em sua fachada e tem capacidade para cerca de oito mil pessoas.
Em 1591, a primeira igreja foi instalada no local da atual, feita em taipa de pilão. O terreno foi escolhido pelo cacique Tibiriçá. Em 1745, a antiga igreja foi elevada à categoria de catedral. Naquele ano, iniciou-se a construção do segundo templo. O templo foi demolido para a ampliação da Praça da Sé em 1911. A construção foi iniciada em 1913 e inaugurada em 1954, incompleta, por Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta na comemoração do IV Centenário da Cidade de São Paulo (sem os torreões). O projeto da Catedral, com os torreões, foi de Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica.
A igreja foi reformada de 1999 a 2002, quando também foram construídas as 14 torres laterais, previstas no projeto original. Inúmeras obras de arte sacra estão em seu interior e possui belíssimos vitrais e mosaicos. O maior órgão de tubos da América do Sul, confeccionado na Itália, se encontra na Catedral.
Os restos mortais do cacique Tibiriçá, o primeiro cidadão de Piratininga, do padre Feijó, Regente do Império, e dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta estão depositados na cripta da Catedral.
Localização: Praça da Sé - Sé, São Paulo

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.