Pico do Jaraguá

Panoramica do cume do Pico do Jaraguá - São Paulo
Pico do Jaraguá
É o ponto mais alto do município de São Paulo, elevando-se a uma altitude de 1.135 metros, onde, em dias claros e com baixa poluição do ar pode-se ter uma vista de até 55 quilômetros de alcance. Localizado na zona oeste da capital, possui dois acessos principais: por uma trilha de 2 quilômetros (Trilha do Pai Zé), feito a pé, ou pela Estrada Turística do Jaraguá, asfaltada. Dos mirantes tem-se a visão da parte oeste da Grande São Paulo, as rodovias dos Bandeirantes, Anhanguera, Rodoanel e vários bairros de São Paulo.
O Pico do Jaraguá foi transformado em ponto turístico em 1946 pela Prefeitura de São Paulo e em 1961, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá  para conservação da área. O parque foi tombado pelo Condephaat  em 1983.
Em 1994, o Parque Estadual do Jaraguá foi tombado pelo Patrimônio da Humanidade pela Unesco, passando a integrar a Zona Núcleo do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Reserva da Biosfera. O parque tem uma área de 492 hectares.
No passado era considerado "um marco dos viajantes”, pois, de qualquer local, o Pico poderia ser visto e, a partir daí, calculava-se a distância que faltava para se chegar à São Paulo. Era uma antiga fazenda do ciclo do ouro, sua área foi adquirida pelo governo estadual em 1940 para proteger os recursos naturais da região. Jaraguá significa “Senhor dos Vales” e vem do Tupi.
Localização: Parque Estadual Jaraguá - Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luisa

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79