Parque Ibirapuera

Vista panorâmica do Parque Ibirapuera com destaque para o lago e chafariz
Parque Ibirapuera
O Ibirapuera é o mais importante parque urbano de São Paulo. Seus três lagos artificiais são interligados e ocupam 1,6 milhão de m2. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para comemorar o quarto centenário da cidade. Possui ciclovia, quadras iluminadas, pistas de corrida, passeio e descanso e áreas abertas para shows.
Abriga prédios públicos, museus, planetário, o prédio da Bienal, ginásio de esportes, Museu do Presépio, Museu da Aeronáutica e do Folclore, o Obelisco, o Monumento às Bandeiras e o Pavilhão Japonês. Localizado entre as avenidas Pedro Álvares Cabral, República do Líbano e IV Centenário. O Parque Ibirapuera é o parque mais visitado da America Latina com aproximadamente 14 milhões de visitas em média por ano e um dos locais mais fotografados do mundo. Muitas aves podem ser encontradas no parque, na média de 106 espécies, dentre elas o sabiá- laranjeira. O parque oferece diversos atrativos para o público que o frequenta, disponibilizando passeios culturais e educativos como as caminhadas monitoradas, atividades de birdwatching, possuindo esculturas, museus e monumentos históricos além dos jardins e paisagens repletas de flores e árvores. Por sua riqueza verde e cultura, em 2015 foi elencado por um colunista do jornal britânico The Guardian, como um dos "melhores parques do planeta" junto a parques como o Buttes-Chaumont de Paris, o Boboli de Florença, a High Line de Nova Iorque, o Hampstead Heath de Londres e o Parque Güell de Barcelona.
Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto arquitetônico e Roberto Burle Marx, pelo projeto paisagístico. O projeto de Burle Marx, no entanto, acabou sendo substituído pelo projeto do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes. 
Contou também em sua concepção atual com os arquitetos Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Knesse de Mello, Ícaro de Castro Mello.
Localização: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.