Aeroporto Campo de Marte

Vista da entrada principal do Aeroporto Campo de Marte - Bairro de Santana - São Paulo
Aeroporto Campo de Marte
O pequeno aeroporto, incrustado no Bairro de Santana na zona Norte, é hoje em dia usado para aviação geral, executiva e táxi aéreo, com predominância de uso por helicópteros e aviões de pequeno porte, seu prefixo ICAO é SBMT.
Seu uso e administração é compartilhado entre a Infraero e o Comando da Aeronáutica o que o torna de interesse Público / Militar e atende a Região Metropolitana de São Paulo.
Foi inaugurado em 1929 como terminal aeroportuário, o primeiro  de São Paulo, contando na época com voos comerciais regulares, alguns para Estados circunvizinhos. Abriga em seu espaço escolas de pilotagem, sendo a mais importante o Aeroclube de São Paulo, o maior formador de pilotos civis da America Latina, e também o Parque de Material Aeronáutico.
Devido às inundações que a área que ocupa sofria no passado, foi feito um estudo para a construção de um novo aeroporto na cidade e que terminou como o projeto e construção do Aeroporto de Congonhas na zona Sul, tornando o Campo de Marte inviável para a aviação comercial.
Aeroporto histórico também, abrigou no passado um hangar da Força Pública, o que o levou a ser atacado e bombardeado durante a Revolução de 1932 pelas forças armadas federais.
Presentes também no aeroporto temos os Serviços Aerotáticos das Polícias Civil e Militar. Sua média anual de transporte de passageiros é de 120 mil pessoas e possui baseada em suas dependências a maior frota de helicópteros privados do Mundo. De lá partem sobrevoos turísticos sobre a cidade de São Paulo.

   #saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79