Edificio Martinelli

Fachada do Edifício Martinelli, o Bolo de Noiva - Centro - São Paulo
Edifício Martinelli
Localizado no encontro da Rua São Bento com a Avenida São João, Centro, a majestosa obra arquitetônica é fruto de um sonho realizado do imigrante italiano Giuseppe Martinelli, simbolizando sua trajetória de sucesso em São Paulo. O Edifício Martinelli com seus 30 andares e 105 metros de altura, um espanto na época de sua construção, o mais alto arranha-céu da América do Sul na década de 20, foi inaugurado em 1929 (com 12 andares) e terminado em 1934 (com seus 30 andares), após muitos percalços judiciais de embargos da obra. Projeto do arquiteto húngaro Vilmos William Fillinger, hoje pertence à prefeitura de São Paulo e abriga diversos órgãos do município, EMURB e a COHAB-SP, por exemplo.
Com suas reentrâncias, típicas dos hotéis norte-americanos da época, e seu acabamento peculiar e luxuoso, os detalhes da fachada foram desenhados pelos irmãos Lacombe, as portas eram de pinho de Riga, as escadas de mármore de Carrara, vidros e espelhos belgas, louça sanitária inglesa e elevadores suíços, tudo importado por uma das companhias de Martinelli o edifico reinou absoluto até a construção de mais arranha-céus em seu entorno e sua decadência com o passar dos anos.
O prédio já pertenceu ao governo da Itália e foi confiscado pela União na época da 2ª Guerra, passando a ser chamado de Edifício América, retornando posteriormente ao seu nome original.
Curiosidades: os últimos 5 andares foram a residência do Comendador Martinelli nos primeiros anos após sua construção, atualmente possui um mirante aberto ao publico em seu ultimo andar e em decorrência do seu acabamento em tons de rosa no seu topo foi chamado por Oswald de Andrade de "Bolo de noiva", apelido que os Paulistanos adotaram para o edifício.
Localização: R. São Bento, 405 - Centro Histórico de São Paulo

  #saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79