Biblioteca Mario de Andrade

Fachada da Biblioteca Mario de Andrade - Centro - São Paulo
Biblioteca Mario de Andrade
Projeto do arquiteto Jacques Pilon, o prédio atual da Biblioteca Mario de Andrade, em estilo Art Déco com influencias do cubismo, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1942 e desde sua construção sofreu duas intervenções (reformas) para se adequar ao crescimento exponencial do acervo da biblioteca, é a maior da Cidade de São Paulo e a segunda do país. 
Sua precursora foi a Biblioteca Municipal de São Paulo inaugurada em 1926 e que ficava na Rua 7 de Abril, a BMA fica na região Central da cidade, esquina com a Avenida Consolação e a Avenida São Luís.
É um dos marcos arquitetônicos da cidade com seu impressionante pé-direito de 17m e o vazio central que envolve os três pavimentos do edifício principal.
Ao longo dos anos incorporou ao seu acervo outras importantes bibliotecas particulares, doadas ou compradas, chegando hoje aos estonteantes 3,3 milhões de títulos em suas instalações, incluindo o edifício anexo (antigo IPESP) cedido pelo Governo do Estado. Possui diversas seções e espaços, Obras Raras e especiais, a Seção de Artes, Coleção Geral, Mapoteca, Auditório, Hemeroteca, Seção Circulante, Sala de Estudos, Área de Convivência e Jardim Contemplativo.
O edifício é tombado pelo Conpresp e pelo Condephaat.
Localização: Rua da Consolação, 94 - República

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79