Viaduto Santa Ifigênia

Vista lateral do Viaduto Santa Ifigênia - Centro - São Paulo
Viaduto Santa Ifigênia
O segundo viaduto construído em São Paulo, o viaduto Santa Ifigênia, inaugurado em 26 de julho de 1913 em estilo Art Nouveau e com utilização de peças pré fundidas e moldadas em ferro importadas da Société Anonyme des Aciéries d'Angleur (Bélgica) é um dos mais belos cartões-postais da cidade.
Projetado pelo arquiteto Giulio Micheli e pelos engenheiros Giuseppe Chiapori e Mário Tibiriçá, suas fundações foram obra de Johann Grundt, sua concepção veio da necessidade em ligar o Centro Velho ao Centro Novo (República) tal qual seu antecessor, o Viaduto do Chá, para desafogar o caótico trânsito de carros e bondes na época.
Originalmente pavimentada com paralelepípedos e com trilhos para bondes, foi reformado e reinaugurado em 1978 com o uso preferencial como um calçadão para pedestres.
O Viaduto se encontra em processo de Tombamento pelo Condephaat e é Tombado pelo Conpresp desde 1992.
Curiosidade: O famoso viaduto é conhecido e chamado por dois nomes, com grafias diferentes: Santa Efigênia e Santa Ifigênia, os quais vêm do aportuguesamento da referência original que é  Ephigenia (Nascida Forte, do Grego), sendo o mais usual com a letra "I" no início.

  #saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79.