Casa Caetano de Campos

Fachada da Casa Caetano de Campos - Praça da Republica - Centro - São Paulo
Casa Caetano de Campos
O edifício inaugurado em 2 de agosto de 1894, com projeto de Ramos de Azevedo, Antônio Francisco de Paula Souza e Domiziano Rossi em estilo arquitetônico Neoclássico, inicialmente para abrigar a Escola Normal Caetano de Campos (para formação de professores) que posteriormente virou Instituto, já abrigou também no passado o embrião da Universidade de São Paulo (USP) e também a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Oficialmente Casa Caetano de Campos, o prédio também é conhecido como Palácio Caetano de Campos e seu nome deve-se à homenagem ao Dr. Antônio Caetano de Campos que foi o primeiro diretor da Escola Normal.
O prédio que quase foi demolido em 1975 para dar lugar a Estação Republica do Metrô foi tombado pelo Condephaat em 4 de junho de 1976, preservando o local histórico.
Atualmente abriga a Secretaria de Estado da Educação, desde 1978, e passou por algumas modificações ao longo dos anos com adição e subtração de alas e a construção de mais um pavimento em 1930 o que descaracterizou o estilo arquitetônico original. Infelizmente, suas dependências não são abertas à visitação pública.
Localização: Praça da República, 53 - República

  #saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.