Edifício Altino Arantes - Banespão

Fachada do Edifício Altino Arantes - Banespão - Centro - São Paulo
Edifício Altino Arantes - Banespão
Um dos principais e emblemáticos marcos arquitetônicos da Cidade de São Paulo, o Edifício Altino Arantes, popularmente conhecido como Banespão por ter sido Sede do antigo Banco do Estado de São Paulo, foi idealizado e inspirado em outro mundialmente famoso edifício, o Empire State Building de New York. Inaugurado em 27 de junho de 1947, foi projetado pelo arquiteto Plínio Botelho do Amaral em estilo Art Déco e construído em concreto armado. Localizado no Centro, Rua João Bricola com Rua XV de Novembro, com seus 161,22 metros de altura e 35 andares, foi o mais alto da cidade por alguns anos após sua inauguração até ser superado pelo Edifício Mirante do Vale, porém sua localização acima do Vale do Anhangabaú dá a impressão de ser o maior ainda.
Famoso pelo seu fantástico Mirante de 360° e pela sua localização central, permite a vista de um raio de até 40km em dias de céu claro da Cidade de São Paulo. É um programa imperdível, não só pelo mirante, mas também pelo refinamento arquitetônico impar do interior do edifício e pelo museu que abriga atualmente.
O edifício e o Banespa, foram comprados pelo grupo Santander em 2000 e o prédio agora recebe a denominação fantasia de Farol Santander, que passou a cobrar ingresso pela visita e acesso ao mirante.
Seu nome é em homenagem a Altino Arantes Marques, primeiro presidente brasileiro do banco. O prédio foi tombado em 2014 pelo Condephaat.
Localização: Rua João Brícola, 24 - Centro Histórico de São Paulo

  #saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.