Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo - fachada frontal
Pinacoteca de São Paulo - fachada frontal
Em um prédio projetado pelo escritório Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, pensado inicialmente para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios, em plena região do bairro da Luz encontra-se instalada desde 1905 a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o mais antigo museu de arte de São Paulo. É chamada carinhosamente pelos Paulistanos de Pina.
Com um acervo de mais de 10 mil peças, contando com seu anexo Estação Pinacoteca, é o mais importante museu de arte brasileira (focada em pinturas) englobando peças dos séculos XVIII ao XX, até meados de 1970. 
Em suas mostras temporárias já apresentou obras de Rodin e Miró. No acervo permanente encontramos obras de Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Pedro Alexandrino, Cândido Portinari, Anita Malfatti e Almeida Júnior. O acervo recebeu também pinturas que eram expostas no Museu Paulista da Universidade de São Paulo, o Museu do Ipiranga. A Pinacoteca é Tombada pelo Condephaat desde 1982.
Pinacoteca do Estado de São Paulo - fachada posterior
Pinacoteca do Estado de São Paulo - fachada posterior
A Pinacoteca do Estado de São Paulo, carinhosamente chamada de Pina, foi fundada em 24 de dezembro de 1905, com um acervo inicial de 26 pinturas transferidas do Museu Paulista. Instalada no edifício projetado pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para sediar o Liceu de Artes e Ofícios, a instituição é o museu de arte mais antigo da cidade. O prédio, de estilo eclético, nunca chegou a ser totalmente concluído conforme o projeto original.
Entre 1994 e 1998, o edifício-sede passou por ampla reforma conduzida pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, em parceria com Weliton Ricoy Torres e Eduardo Colonelli. A intervenção, que introduziu passarelas metálicas e claraboias nos pátios internos, adaptou o espaço aos padrões museológicos internacionais e recebeu o Prêmio Mies van der Rohe para a América Latina em 2000. 
Hoje a Pinacoteca opera em três unidades: a Pina Luz (prédio histórico), a Pina Estação (antigo armazém da Estrada de Ferro Sorocabana, depois sede do DEOPS) e a Pina Contemporânea, inaugurada em 2023. Com isso, passou a ser um dos maiores complexos museológicos de arte da América Latina. Em 2025, quando completou 120 anos, recebeu cerca de 820 mil visitantes e entrou no ranking dos 100 museus mais visitados do mundo, segundo a publicação internacional The Art Newspaper. O acervo já ultrapassa as 12 mil obras e a exposição permanente foi reformulada para incluir maior diversidade de artistas. A entrada é gratuita todos os sábados e no segundo domingo de cada mês. Seu acervo é um dos mais importantes de arte brasileira, abrangendo principalmente os séculos XIX e XX e o conjunto é tombado pelo Condephaat desde 1982.
Fachada do prédio da Pinacoteca de São Paulo - Bairro da Luz - São Paulo
Pinacoteca de São Paulo
Localização: Praça da Luz, 2 - Luz

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografias com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.
* Projeto Cultural Sem Fins Lucrativos by Sergio Brisola (Autor, Editor e Fotógrafo) *
* Proibida a cópia ou reprodução de imagens e textos sem o devido Licenciamento. *
* Compartilhamento via botões no final das postagens permitido. *