Quartel da Luz

Fachada do Quartel da Luz, conhecido como Quartel da Rota - Bairro da Luz - São Paulo
Quartel da Luz - Quartel da Rota
Oficialmente Quartel da Luz ou Mansão da Rota e pelos Paulistanos conhecido como Quartel da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar criada em 15 de outubro de 1970) é uma edificação histórica Paulista com projeto de Ramos de Azevedo que se inspirou em construções europeias da metade do século XIX e em fortificações da idade média. Sua forma é de um quadrilátero perfeito, construído em alvenaria de tijolos e lembra muito o Quartel da Legião Estrangeira Francesa, no Marrocos, foi inaugurado em 1892 e está localizado na Avenida Tiradentes, Luz.
As tropas alojadas no quartel participaram ativamente dos movimentos históricos da Revolução de 1924 e da Revolução Constitucionalista de 1932.
O quartel foi nomeado em homenagem ao brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, mentor e criador do Corpo Policial Permanente, precursor da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O Quartel da Luz foi tombado em 1972 pelo CONDEPHAAT. Em seu interior conserva alguns monumentos e um museu alocado em um túnel subterrâneo usado no passado para movimentação de tropas no entorno, entre os monumentos estão o Monumento aos Heróis de Canudos e o monumento "A Rota é reservada aos heróis".
Localização: Avenida Tiradentes, 440 - Luz

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79