Mercado Municipal de São Paulo - Mercadão

Vista ampla da fachada do Mercado Municipal de São Paulo - Mercadão - Centro
Mercado Municipal de São Paulo - Mercadão
Um dos mais emblemáticos cartões postais da Cidade de São Paulo, o Mercado Municipal de São Paulo, conhecido popularmente como Mercadão, é um projeto do engenheiro Felisberto Ranzini do Escritório Técnico Ramos de Azevedo e foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. Destino de milhares de Paulistanos e turistas todas as semanas é também ponto de referencia dos grandes Chefs de cozinha da região Metropolitana. O prédio icônico foi desenhado em estilo Eclético e Neoclássico com toques góticos, e os magníficos vitrais que compõe sua bela arquitetura foram feitos pela Casa Conrado. Localizado no Centro, próximo à Rua 25 de Março, ladeado pela Avenida do Estado, hoje funciona como um mercado publico e entreposto comercial de atacado e varejo de hortifrútis, laticínios, carnes, especiarias e outros produtos. Um fato curioso é que foi inicialmente utilizado para armazenar pólvora e munições durante o conflito da Revolução Constitucionalista de 1932.
Seu enorme espaço de mais de 12 mil metros quadrados abriga os mais de 290 boxes de seus permissionários (comerciantes) e em 2004 recebeu uma reforma onde foi adicionado um grande mezanino gastronômico de dois mil metros quadrados, aumentando de forma pontual o fluxo de turismo para o local. Não há nenhum exagero em afirmar que o Mercadão é hoje um polo cultural e turístico, contando com o Mercado Gourmet (aulas e eventos) recebendo também shows musicais, feiras de artesanato e outros eventos de cunho cultural.
Quer saborear um delicioso doce ou queijo importado? Quer experimentar frutas exóticas? Quer frutos do mar fresquinhos?... Vai no Mercadão que tem... Isso e muito mais. Bom passeio. O prédio foi tombado pelo Condephaat em 2004.
Localização: Rua Cantareira, 306 - Centro Histórico de São Paulo

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.