Palacete Rosa - Ipiranga - São Paulo

Palacete Rosa - São Paulo - Parte 1

Hoje o Descubra Sampa estréia uma série especial de postagens com conteúdos mais ricos em informações e fotos, o Especial Descubra Sampa (Tag "Especial DS"), onde traremos matérias focadas em construções históricas de São Paulo e também uma seleção de Atrações Turísticas de Sampa. Para a primeira reportagem do Especial DS temos como estrela o famoso Palacete Rosa, histórica construção residencial localizada no Bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo.
O material fotográfico do fabuloso Palacete é tão rico, que iremos dividir esta primeira matéria em duas partes: 1) Palacete Rosa - Fachadas e ambientes e 2) Palacete Rosa - Detalhes (link ativo, é só clicar).

Palacete Rosa - Ipiranga - São Paulo
Palacete Rosa - Ipiranga - São Paulo

A história do Palacete Rosa e sua arquitetura

O Palacete Rosa foi construído em 1927 para servir de residência à família do casal Munira e David Jafet, imigrantes Libaneses que juntamente com outros membros da família Jafet, resolveram estabelecer suas residências na região do Ipiranga, próximas à uma de suas antigas indústrias, a Fiação, Tecelagem e Estamparia Ypiranga Jafet S.A. que também ficava no Bairro e que chegou a ter 100 mil metros quadrados de área construída, quebrando uma espécie de protocolo das famílias mais abastadas do final do Século XIX e início do XX, que era a construção e fixação de residências de luxo nas regiões dos Campos Elíseos, Paulista (Bela Vista) e na Região Central de São Paulo. Dos antigos palacetes residenciais da família Jafet no Ipiranga, chegaram a ser construídos 22, só restam 4, sendo o Rosa desta reportagem um deles e dos que restaram, todos ficam na cercania do Parque da Independência, onde está o famoso Museu do Ipiranga, hoje Museu Paulista. Além destes 4 citados, na Rua Bom Pastor, existem outros 2 na Rua Costa Aguiar que pertenciam à família Assad, também imigrantes e parentes próximos aos Jafet por conta de casamentos entre as tradicionais famílias. 
O projeto do casarão em estilo Mourisco foi feito pelo Escritório Engenheiros Malta & Guedes Ltda e seu nome Palacete Rosa, como é conhecido popularmente, se deve ao tipo de argamassa aplicada no revestimento da fachada do imóvel, em tom rosado e a suntuosidade da arquitetura, lembrando um palácio. A maior parte dos materiais usados na construção foi importada da Europa e a exuberância da arquitetura externa é transportada para a interna e com detalhes e requinte praticamente inexistentes hoje em dia. Se o minarete no frontão do Palacete encanta quem passa defronte ao Palacete, o interior é um show a parte... Começando pela varanda e seus arcos em estilo árabe, adentrando ao Hall de entrada inspirado em uma Mesquita com uma riqueza de detalhes fantástica, o átrio ou Hall central de pé direito duplo com colunas e arcos todos com arabescos, rendilhados e relevos de beleza ímpar culminando com o lindo vitral da claraboia, nas salas e tetos do primeiro pavimento e nas galerias do superior temos afrescos do artista Ernesto Frioli, lindos vitrais da consagrada Casa Conrado também fazem parte da construção, que possuí mil metros quadrados de área construída, escadaria em mármore com guarda-corpo todo trabalhado, cômodos amplos e com janelas enormes, bem ao estilo da época, para melhor iluminação natural e ventilação. Até um elevador interno o casarão possui, um luxo quase inimaginável na época de sua construção. Os caprichos e esmero de acabamento interno do Palacete vão dos pisos variados até o mínimo detalhe dos tetos e paredes, conforme pode-se conferir nas fotos desta  e da próxima postagem do casarão (Parte 2).  
Defronte a ele, na esquina oposta da Rua Bom Pastor no Ipiranga, ficam o Palácio dos Cedros e o Palacete Violeta, outras duas magnificas antigas residências dos Jafet, as quais trataremos em breve em novos Especiais DS.
Com o falecimento do casal Jafet, o declínio dos negócios da família após a Segunda Grande Guerra e a mudança de endereço de seus filhos para outros Bairros, o Palacete Rosa abrigou de 1963 a meados de 1990, o Instituto Santa Olga, um internato de freiras da Ordem das Ursulinas da União Romana para acolhimento de filhas de imigrantes russos refugiados da II Guerra Mundial, que adquiriu o Palacete dos filhos herdeiros dos Jafet.

Palacete Rosa - Fase Luiz Gasparetto e restauração

Após a dissolução do Instituto Santa Olga no final da década de 1990, a propriedade passou a ser da Associação da Companhia de Santa Úrsula (Acomsu) de Cotia, que após uma fase de quase abandono e de deterioração do casarão, o vendeu ao famoso psicólogo e médium Luiz Antônio Alencastro Gasparetto em 2003. Curiosidade: O Palacete Rosa na época em que era do Santa Olga tinha suas paredes externas pintadas na cor cinza, fugindo da originalidade do projeto e o mobiliário dos Jafet, a parte que havia ficado no casarão, foi vendida para dar espaço para as alunas e alguns familiares destas que no imóvel moraram por um período, sendo que o porão era usado como dormitório das freiras.
Luiz Gasparetto, como era conhecido, comprou o casarão para nele fixar residência e a partir de um projeto de restauração completa do Palacete, da arquiteta Josanda Ferreira com plena colaboração do novo proprietário, deu-se início às obras, as quais se estenderam até 2006, quando finalmente ressurgiu em todo seu esplendor o Palacete Rosa, unindo todo o glamour de seu passado histórico para o Bairro do Ipiranga com as poucas melhorias tecnológicas que o Tombamento do imóvel permitia, como gás canalizado, aquecimento a gás, cabeamento de internet e renovação da fiação elétrica e canalização hidráulica. Na parte especifica da restauração, o esmero foi tanto que até a cor original do Palacete foi resgatada, porém sem poder usar o mesmo tipo de argamassa original do revestimento. Todos os detalhes do casarão foram restaurados, dos pisos hidráulicos, alguns feitos sob encomenda, até os vitrais da Casa Conrado e dando vida novamente aos afrescos, rendilhados, relevos e arabescos originais. A sintonia entre Gasparetto e a arquiteta foi tanta, que os dois acabaram virando sócios em um escritório de arquitetura após o término da obra de restauro em 2006. Gasparetto mudou-se para o Palacete em 2009 e o desfrutou muito, principalmente do espaço do antigo porão que na restauração virou um misto de Spa e Ateliê do mesmo, até o seu falecimento em Maio de 2018.

Palacete Rosa - Em busca de um novo dono

Atualmente o casarão está em um processo de leilão através da empresa Alfa Leilões de São Paulo. O edital, documentação e condições para participar do leilão do Palacete Rosa pode ser consultado clicando aqui (link seguro, garantimos). 
Quem sabe você não venha a ser o próximo proprietário deste magnifico  e histórico exemplar arquitetônico de São Paulo?

Tombamento

O Palacete Rosa é Tombado pelo Conpresp desde 2005 e a parte mais esdrúxula é que o processo de Tombamento foi aberto em 1991 e levou incríveis 14 anos para ser aprovado... Difícil preservar o Patrimônio Arquitetônico Histórico de São Paulo com essa morosidade dos órgãos competentes e ainda ressaltamos o maior ponto falho dos Tombamentos em Sampa, a fiscalização dos Bens Tombados, praticamente inexistente.

Apoio e agradecimentos

Destacamos o apoio recebido da empresa Alfa Leilões para que esta matéria fosse realizada, sem o qual as fotos do histórico Palacete Rosa não poderiam ser feitas. Nossos agradecimentos especiais às pessoas do Sr. Davi Borges de Aquino, Leiloeiro e da Srta. Macella Melissa Portela (Depto Marketing) da Alfa Leilões.

Localização do Palacete Rosa: Rua Bom Pastor, 801 - Ipiranga (obs: O Palacete não é aberto para visitação)

As fotos do Palacete Rosa - Fachadas e ambientes:



Palacete Rosa - Fachada frontal
Palacete Rosa - Fachada frontal
Close-up da fachada frontal detalhando a escadaria em mármore, a varanda e a sacada do torreão frontal.

Palacete Rosa - fachada lateral
Palacete Rosa - fachada lateral
Vista ampla da fachada lateral direita do Palacete.

Palacete Rosa - Vista lateral da fachada
Palacete Rosa - Vista lateral da fachada
Vista lateral da fachada frontal do Palacete.
Palacete Rosa - Hall de entrada
Palacete Rosa - Hall de entrada
Vista do belo Hall de entrada, inspirado no interior de uma Mesquita.


Palacete Rosa - Átrio - Hall central
Palacete Rosa - Átrio - Hall central
Vista ampla de parte do átrio ou Hall central do Palacete, com seus arcos em estilo Árabe, arabescos e rendilhados em relevo.

Palacete Rosa - Sala de visitas
Palacete Rosa - Sala de visitas
Vista da suntuosa sala de visitas do Palacete, com seus lindos afrescos nas paredes e teto.


Palacete Rosa - Sala de estar
Palacete Rosa - Sala de estar
Vista da Sala de estar do Palacete, com seus belos afrescos nas paredes e teto. Notem também os lindos relevos dos rodatetos e vigamentos.

Palacete Rosa - Sala de jantar
Palacete Rosa - Sala de jantar
Vista da Sala de jantar do Palacete, com seus afrescos enfeitando as paredes e as sancas entalhadas.

Palacete Rosa - afrescos
Palacete Rosa - afrescos
Vista de um dos cantos da Sala de estar detalhando dois lindos afrescos do Palacete.

Palacete Rosa - Sala de jogos
Palacete Rosa - Sala de jogos
Vista da Sala de jogos do Palacete.

Palacete Rosa - Cozinha
Palacete Rosa - Cozinha
Vista de parte da Cozinha do Palacete, com uma mescla da bela arquitetura com equipamentos modernos, notem parte da geladeira duplex (canto direito da foto) com as portas forradas com madeira, um capricho.

Palacete Rosa - Átrio superior
Palacete Rosa - Átrio superior
Vista da parte superior do átrio do Palacete onde estão pintados dois fantásticos afrescos grandes com temática árabe, em lados opostos da galeria e ao longo desta outros menores. O rendilhado do teto e arabescos são um show a parte.

Palacete Rosa - Galeria superior
Palacete Rosa - Galeria superior
Vista da galeria superior do Palacete, a qual faz a comunicação entre as suítes.

Palacete Rosa - Suíte master
Palacete Rosa - Suíte master
Vista ampla da Suíte master do Palacete, com destaque para a cama com dossel feita sob encomenda de Gasparetto.

Palacete Rosa - Banheiro da suíte master
Palacete Rosa - Banheiro da suíte master
Vista de parte do banheiro da Suíte master, com destaque para a banheira ladeada em mármore e a porta balcão em estilo oriental.

Palacete Rosa - Entrada do Ateliê
Palacete Rosa - Entrada do Ateliê
Vista da entrada do Spa/Ateliê no qual se transformou oporão durante o restauro do Palacete.

Palacete Rosa - Ateliê no porão
Palacete Rosa - Ateliê no porão
Vista do Ateliê no porão, com a sala de estar no primeiro plano e a sala de pintura e tear ao fundo.

Palacete Rosa - Terraço
Palacete Rosa - Terraço
Vista ampla de parte do maravilhoso terraço superior do Palacete, com destaque para o Orquidário à direita, o famoso Minarete ao centro e a vista do torreão do Palácio dos Cedros ao fundo/centro.

Na próxima semana publicaremos a segunda parte deste Especial Descubra Sampa, com os detalhes e adornos arquitetônicos do Palacete Rosa... Até lá e obrigado pela visita.
Atualização: A segunda parte com detalhes do Palacete Rosa pode ser vista clicando AQUI.

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografias com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.