Palacete Rosa - Ipiranga - São Paulo - Detalhes

Palacete Rosa - São Paulo - Parte 2 - Detalhes

Hoje o Descubra Sampa trás a segunda parte do Especial Descubra Sampa (série especial de postagens com conteúdos mais ricos em informações e fotos) sobre o famoso Palacete Rosa, no Bairro do Ipiranga, São Paulo.
Desta vez trataremos de detalhes do Palacete Rosa, desde seus Vitrais, passando pelos ricos adornos arquitetônicos e não esquecendo dos afrescos que embelezam os principais cômodos do casarão. Caso você, amigo visitante, tenha perdido a primeira parte onde tratamos das fachadas e ambientes do Palacete ou queira rever a postagem, basta clicar AQUI.

Vitral Casa Conrado do Palacete Rosa - São Paulo
Palacete Rosa - Vitral Casa Conrado
Fotocomposição em close-up do lindo Vitral da Sala de Jantar do Palacete Rosa, detalhando toda a beleza dessa Obra feita pela tradicional Casa Conrado.

O Palacete Rosa

Na primeira parte deste Especial Descubra Sampa trouxemos a história e trajetória do quase centenário Casarão Residencial de David e Munira Jafet, o Palacete Rosa, além de fotos e detalhamento da área exterior e alguns dos cômodos desta preciosidade arquitetônica de Sampa. Agora iremos nos ater aos magníficos detalhes desta "Obra de Arte" em forma de Palacete. Bom passeio virtual...

As fotos do Palacete Rosa - Detalhes e adornos arquitetônicos:

Palacete Rosa - Varanda da entrada
Palacete Rosa - Varanda da entrada
Perspectiva inferior da varanda da entrada do Palacete Rosa, o qual lembra um torreão de estilo Orientalista, sustentando uma segunda varanda no pavimento superior e coroado com o famoso Minarete do Palacete Rosa.

Palacete Rosa - Teto do Hall de entrada
Palacete Rosa - Teto do Hall de entrada
Vista do incrível teto do Hall de entrada do Palacete Rosa. Notem a exuberância decorativa e cuidados em qualquer ponto onde se observa... Relevos, arabescos, afrescos, entalhes e cores, uma combinação de encher os olhos. O Hall foi composto pensando em representar o interior de uma Mesquita.

Palacete Rosa - detalhes das paredes e teto
Palacete Rosa - detalhes das paredes e teto
Fotocomposição detalhando uma parte das paredes e tetos do Palacete Rosa. Notem os relevos, entalhes e arabescos dos roda-tetos, os lindos afrescos nas paredes e os recortes e arcos árabes das portas.

Palacete Rosa - Adornos de parede
Palacete Rosa - Adornos de parede
Close-up da parte superior da parede da Sala de Visitas do Palacete Rosa, a qual era usada como Sala de Música pela família Jafet. Notem o afresco com temática musical e os belos entalhes e os arabescos do roda-teto.

Palacete Rosa - Teto da Sala de visitas
Palacete Rosa - Teto da Sala de visitas
Close-up do teto da Sala de visitas do Palacete Rosa, antiga Sala de Música dos Jafet, detalhando o lindo afresco da parte central.

Palacete Rosa - Detalhes em relevo
Palacete Rosa - Detalhes em relevo
Close-up da parte superior da porta da Sala de visitas do Palacete Rosa. Destaque para os lindos relevos do sobrearco da porta, do roda-teto e vigamento. Um capricho não mais visto na arquitetura Contemporânea.

Palacete Rosa - Teto da Sala de estar
Palacete Rosa - Teto da Sala de estar
Vista do lindo teto da Sala de estar do Palacete Rosa. Uma profusão de detalhes que encantam, desde os entalhes e relevos dos vigamentos até os belíssimos afrescos. O lustre veio de um antiquário do Rio de Janeiro durante a restauração do casarão feita por Luiz Gasparetto.

Palacete Rosa - Fotocomposição com afrescos
Palacete Rosa - Fotocomposição com afrescos
Fotocomposição em close-up de dois dos maravilhosos afrescos de Ernesto Frioli pintados na Sala de estar do Palacete Rosa, onde até o emolduramento é pura Arte.

Palacete Rosa - Detalhes do Ateliê
Palacete Rosa - Detalhes do Ateliê
Vista de parte da Sala de descanso do Ateliê do Palacete Rosa, onde ficava o antigo porão do casarão. Destaque para os rodapés em ladrilho hidráulico compondo com o piso e o cavalete de pintura que era usado por Luiz Gasparetto recostado à janela.

Palacete Rosa - Detalhes do Átrio
Palacete Rosa - Detalhes do Átrio
Close-up de um dos cantos da parte superior do Átrio do Palacete Rosa, o Hall central. A riqueza de detalhes é impressionante, com seus arabescos em rendilhados e relevos, somando-se a isso os belos afrescos decorativos. Notem que não existe um único espaço que não tenha recebido um primoroso adorno.

Palacete Rosa - Detalhes do centro do átrio
Palacete Rosa - Detalhes do centro do átrio
Close-up dos roda-tetos centrais, entre os pavimento térreo e o superior, do Hall central do Palacete Rosa. Incrível o detalhamento dos arabescos rendilhados, recortes e ponteamentos pintados a ouro.

Palacete Rosa - Afresco do Átrio superior
Palacete Rosa - Afresco do Átrio superior
Close-up de um dos afrescos de Ernesto Frioli pintados na galeria do átrio superior do Palacete Rosa. A pintura representa o Pátio dos Leões de Alhambra, castelo medieval de arquitetura Oriental-Muçulmana em Granada, Espanha.

Palacete Rosa - Vitral da claraboia - Casa Conrado
Palacete Rosa - Vitral da claraboia
Vista ampla em contraluz do lindo Vitral da claraboia do Hall central do Palacete Rosa, outra bela Arte da Casa Conrado do casarão.

Palacete Rosa - Janela
Palacete Rosa - Janela
Perspectiva inferior e exterior de uma das janelas do Palacete Rosa. Destaque para os arabescos em relevo, o frontão da janela em arco de ferradura no estilo Mourisco e as colunas ladeando a alta janela, também em estilo Mourisco.

Palacete Rosa - O Minarete
Palacete Rosa - O Minarete
Vista ampla do Minarete do Palacete Rosa. Talvez a parte mais emblemática do Palacete para quem o vê de fora, o Minarete que mistura arcos em ferradura e peninsulares na base da cúpula e colunas de sustentação com disposição ortogonal, típicas da Arte hispano-muçulmana ou Mourisca, Arte presente também nos capitéis das colunas. Atentem também para os elementos da pintura da cúpula, em duas cores, preto e branco, com inspiração Cordobesa (Mourisca).

Palacete Rosa - Minarete em perspectiva
Palacete Rosa - Minarete em perspectiva
Vista em perspectiva inferior da entrada do famoso Minarete do Palacete Rosa, uma foto artística do fotógrafo do Descubra Sampa.

Palacete Rosa - Vista desde o Minarete
Palacete Rosa - Vista desde o Minarete
Vista em perspectiva interior do Minarete do Palacete Rosa, o qual permite a estonteante visão do Palácio dos Cedros, antiga residência de Basílio Jafet, e o espetacular jardim do palacete vizinho (em breve em uma matéria do Especial Descubra Sampa).

Esperamos que tenham gostado desta matéria de estréia do Especial Descubra Sampa. Em breve, uma nova atração da Cidade de São Paulo receberá o merecido destaque nesta série dedicada às atrações turísticas de Sampa e também aos principais encantos arquitetônicos da cidade.
Até lá e muito obrigado pela visita.

Localização: Rua Bom Pastor, 801 - Ipiranga (obs: O Palacete não é aberto para visitação)

Apoio e agradecimentos

Destacamos e agradecemos o apoio recebido da empresa Alfa Leilões de São Paulo para que esta matéria fosse realizada, sem o qual as fotos do histórico Palacete Rosa não poderiam ser feitas. Lembrando que a habilitação e data final de lance do leilão do Palacete Rosa se encerram no próximo dia 25 de Agosto. Boa sorte aos interessados nesta relíquia da Arquitetura Paulistana.


#palaceterosa #saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografias com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.