Escultura Condor e o dedo da sorte

Escultura Condor e o dedo da sorte

Uma lenda urbana Paulistana

Close-up da folclórica Escultura Condor na Praça Ramos de Azevedo - Centro - São Paulo
Escultura Condor e o dedo da sorte

Close-up da folclórica Escultura Condor na Praça Ramos de Azevedo, Centro. A Escultura, integrante do Monumento a Carlos Gomes de autoria do artista Luiz Brizzolara, está instalada na parte final do corrimão de uma das escadarias do Monumento, reclinada dorsalmente sobre o final e com uma das mãos da Obra exposta para o lado de quem desce a mesma. Não se sabe de onde ou quando foi criada a lenda urbana de que um dos dedos da mão exposta quando tocado ou puxado pelos passantes dá sorte, porém o fato é que tal crendice "pegou" e praticamente todas as pessoas que passam pela Escultura do Condor acabam tocando, puxando e até enroscando seus dedos no "dedo da sorte", tanto que a região do dedo da escultura tem um leve desgaste, como bem nota-se na foto em close-up do dedo nesta matéria. Lenda, crendice popular ou um arroubo de esperança, é uma curiosa tradição Paulistana que perpetua por anos a fio. E você, já puxou o dedo do Condor?
Curiosidade 1: O "dedo da sorte" foi vandalizado em 2010 e arrancado da mão da escultura, provavelmente quebrou de tanto ser puxado, pois a peça foi deixada sobre outra escultura do Monumento e levada por um visitante sem que o mesmo soubesse do que se tratava, o qual a devolveu em 2012 para o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), quando a mesma foi reposta na Obra.
Curiosidade 2: O Condor é o personagem principal da ópera homônima composta por Carlos Gomes, a qual estreou no Teatro Scala de Milano, Itália em Fevereiro de 1891. 

Mais detalhes da Obra abaixo:
A Escultura Condor na perspectiva de quem desce a escadaria do Monumento a Carlos Gomes
Escultura Condor (perspectiva)
Vista da Escultura Condor na perspectiva de quem desce a escadaria do Monumento a Carlos Gomes.

Close-up do "dedo da sorte" da Escultura Condor, mostrando o desgaste da área de um dos dedos da Obra.
Escultura Condor (o dedo da sorte)
Close-up do "dedo da sorte" da Escultura Condor, mostrando o desgaste da área de um dos dedos da Obra, o famoso "dedo da sorte". Curiosidade: a parte mais prateada do dedo é o ponto de ressoldagem da peça na Obra, após sua recuperação e reposição. 

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografias com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79