Painel Alegoria das Artes - Teatro Cultura Artística

Vista ampla do Painel Mosaico Alegoria das Artes no Teatro Cultura Artística, Consolação
Painel Alegoria das Artes - Teatro Cultura Artística

Vista ampla do Painel Mosaico Alegoria das Artes no Teatro Cultura Artística, Consolação. O gigantesco Painel Mosaico de vidro, inaugurado em Março de 1950, foi feito todo de pastilhas Vidrotil de 50 cores diferentes, consumindo cerca de 26 mil pastilhas em sua totalidade e mede incríveis 48 metros de largura por oito de altura. O Mosaico feito sob encomenda para ornamentar a frente do Teatro foi escolhido através de concurso fechado, do qual participaram Di Cavalcanti, Jacob Ruchti e Roberto Burle Marx, tendo sido a Obra vencedora de Di Cavalcanti instalada na fachada frontal do Cultura Artística, o qual passou por um terrível acidente em 2008, um incêndio de grandes proporções que destruiu completamente a edificação Modernista do Teatro e só o mosaico resistiu, graças ao material empregado em sua confecção, o vidro, sofrendo pequenas quedas de pastilhas em algumas de suas partes e fissuras pontuais na sua base em alvenaria.   
Batizado como “Alegoria das Artes”, o Mosaico traz a representação de dez musas, com alusões ao teatro, a dança e a música, cernes das expressões cênicas. Existe uma versão não comprovada de que as musas do Mosaico representam as nove filhas de Zeus e Mnemósine da Mitologia Grega, porém não existe nenhuma documentação a respeito e nem anotações de criação da Obra com tais informações por parte do artista autor da Obra, Di Cavalcanti.
O Painel passou por um rigoroso e minucioso processo de restauro entre 2010 e 2011 após anos de desgaste natural pelo tempo e já apresentava pequenas fissuras e marcas de umidade. Na restauração foram corrigidas duas pequenas alterações nas figuras do Painel as quais não existem nenhuma documentação de quando foram feitas, estimando-se que ocorreram na década de 1970 durante alguma ação de conservação não registrada. Para o restauro foram contratados os profissionais da empresa Oficina de Mosaicos, os quais contaram com a ajuda da Vidrotil para fornecer novas pastilhas no mesmo padrão e cores usadas por Di Cavalcanti e sob supervisão da arquiteta Isabel Ruas. Curiosidades: 1) O Mosaico do Cultura Artística é o maior painel existente de Di Cavalcanti. 2) Após a restauração do Mosaico o mesmo recebeu a cobertura frontal de uma tela de nylon (foto) para resguardar a integridade da Obra até a reinauguração do Teatro cuja reconstrução está em andamento.
Para informações sobre o teatro basta clicar no trecho em negrito do texto.
Artista: Emiliano Di Cavalcanti

 #saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79