Jockey Club de São Paulo - Hipódromo de Cidade Jardim

 Jockey Club de São Paulo - Hipódromo de Cidade Jardim

Bem vindos a mais um Especial Descubra Sampa. Nesta matéria trazemos alguns dos ambientes e detalhes do Jockey Club de São Paulo em Cidade Jardim. Nossa intenção é apenas oferecer um "aperitivo visual" do Jockey Club, para talvez incentivar os Paulistanos e nossos visitantes para conhecer pessoalmente este Patrimônio Paulistano e suas belezas arquitetônicas e curiosidades.
Vista ampla lateral da entrada Social do Jockey Club de São Paulo
Jockey Club de São Paulo - Hipódromo de Cidade Jardim
Vista ampla lateral da entrada Social do Jockey Club de São Paulo, o Hipódromo de Cidade Jardim e atual Sede do Jockey Club.

O Jockey Club de São Paulo - Hipódromo de Cidade Jardim

O embrião da criação do Jockey Club de São Paulo foi o antigo Club de Corridas Paulistano fundado em 1875, o qual promoveu sua primeira corrida de cavalos oficial em Outubro de 1876, nas instalações do antigo Hipódromo da Mooca, que ficava perto da Rua Bresser, Mooca. O nome "Jockey Club" foi adotado em 1881 e a entidade teve cinco Sedes na cidade de São Paulo até ir definitivamente para a atual, no Hipódromo de Cidade Jardim, abrigado na edificação do antigo ambulatório do complexo.
Pórtico e passadiço Social do Jockey Club de São Paulo
Pórtico e passadiço Social do Jockey Club de São Paulo
Vista detalhada do Pórtico frontal e passadiço Social do Jockey Club de São Paulo, a entrada principal do Hipódromo de Cidade Jardim.
Entrada principal da Tribuna de Honra do Jockey Club de São Paulo
Entrada principal da Tribuna de Honra do Jockey Club de São Paulo
Vista ampla da porta monumental que dá acesso ao passadiço que leva até a Tribuna de Honra do Jockey Club de São Paulo, com a escadaria e passadiço todos revestidos em mármore Carrara.

Hipódromo de Cidade Jardim - Breve história e Arquitetura

O Hipódromo de Cidade Jardim, inaugurado em Janeiro de 1941, foi construído em um vasto terreno doado pela Companhia City (Companhia Cidade Jardim) às margens do Rio Pinheiros tendo como seu idealizador o Prefeito de São Paulo e Presidente do Jockey Club na época, Fábio Prado. O projeto arquitetônico em estilo Art Déco do complexo do Hipódromo foi de autoria do arquiteto Elisário da Cunha Bahiana e sua construção foi iniciada em 1937 e concluída em 1941. Em 1946 ocorreram obras de ampliação e de readequação de espaços e uso, com projeto do arquiteto  francês Henri Sajous, o qual capitaneou a reforma e introduziu o estilo Clássico nas áreas que foram reformadas, sendo que estas reformas terminaram em 1954. A parte de criação e implantação de adornos arquitetônicos do complexo coube ao famoso escultor Victor Brecheret e abaixo destacamos algumas Obras do artista que permanecem íntegras até hoje.
Close-up de um dos painéis escultóricos em alto-relevo da fachada da Tribuna dos Sócios do Jockey Club
Escultura em alto-relevo do Jockey Club de São Paulo - 1
Close-up de um dos painéis escultóricos em alto-relevo da fachada da Tribuna dos Sócios do Jockey Club. Feita em argamassa esculpida, mostra uma alegoria de um anjo e um cavalo.
Artista: Victor Brecheret
Close-up de um dos painéis escultóricos em alto-relevo da fachada da Tribuna dos Sócios do Jockey Club
Escultura em alto-relevo do Jockey Club de São Paulo - 2
Close-up de um dos painéis escultóricos em alto-relevo da fachada da Tribuna dos Sócios do Jockey Club. Feita em argamassa esculpida, mostra uma alegoria de um anjo acariciando um cavalo.
Artista: Victor Brecheret
Vista ampla de dois painéis escultóricos em alto-relevo da fachada da Tribuna dos Sócios do Jockey Club
Esculturas em alto-relevo do Jockey Club de São Paulo
Vista ampla de dois painéis escultóricos em alto-relevo da fachada da Tribuna dos Sócios do Jockey Club. Feitas em argamassa esculpida, mostram uma temática hípica alusivas ao hipódromo, destacando as "estrelas" do mesmo, os cavalos.
Artista: Victor Brecheret

Hipódromo de Cidade Jardim - estrutura

O complexo do Hipódromo de Cidade Jardim é formado por setores distintos, com quatro pavilhões (Tribuna de honra, tribunas especiais nº 1 e nº 2 e o pavilhão paddock), a vila hípica (complexo de ruas e edificações de apoio), estacionamentos, restaurantes e além destes destacamos:
Vista ampla de parte das pistas de corrida na parte central do complexo do Jockey Club de São Paulo
Pistas do Jockey Club de São Paulo
Vista ampla de parte das pistas de corrida na parte central do complexo, contendo quatro pistas de volta fechada, com duas para corridas oficiais, uma de grama (2.119 metros de extensão) e outra de areia (1.993 metros) e as outras duas para treino. Na parte central das pistas há um enorme gramado chamado de Peão do Prado, área locável para eventos com 100.000 m2.
Reta de chegada do Jockey Club de São Paulo
Reta de chegada do Jockey Club de São Paulo
Vista ampla da Reta de Chegada da pista de areia do Jockey Club de São Paulo.
Tattersal do Jockey Club de São Paulo
Tattersal do Jockey Club de São Paulo
Vista de parte do Tattersal do Jockey Club de São Paulo, edificação em formato de ferradura cercada por um conjunto de 45 baias e um picadeiro interno, além de uma arquibancada de 3 níveis, sendo que é um dos espaços locáveis para eventos do complexo.
Antiga bilheteria do Jockey Club de São Paulo
Antiga bilheteria do Jockey Club de São Paulo
Vista ampla de uma antiga bilheteria do Jockey Club de São Paulo, atualmente desativada, porém preservada devido ao Tombamento do Complexo do Hipódromo de Cidade Jardim.
Antigas duchas para cavalos do Jockey Club de São Paulo
Antigas duchas para cavalos do Jockey Club de São Paulo
Vista ampla lateral da antigas duchas para cavalos do Jockey Club de São Paulo. As duchas foram construídas em alvenaria na década de 1940 e atualmente estão desativadas, porém usadas esporadicamente para higiene de cavalos após treinos, com a sala central da edificação servindo de vestiário para funcionários.
Edificação de filmagens Zeppellin do Jockey Club de São Paulo
Edificação de filmagens Zeppellin do Jockey Club de São Paulo
Vista ampla da Estrutura para filmagem das corridas do Jockey Club de São Paulo. A estrutura construída em 1982, chamada de "Zeppellin" pelos frequentadores e funcionários do Jockey, é uma edificação em estrutura metálica que acomoda as equipes de filmagens e transmissões das corridas do Hipódromo. Formada por três "cilindros", um maior, o "Zepellin", disposto horizontalmente e com janelas corrediças nas duas faces e apoiado em outros dois verticais, sendo que em um deles há uma escada helicoidal com acesso para o maior, é todo feito em metal estruturado e recoberto com telhas metálicas encurvadas.
Caixa d'água do Jockey Club de São Paulo
Caixa d'água do Jockey Club de São Paulo
Vista ampla da parte superior da caixa d'água do Jockey Club de São Paulo, estrutura Tombada localizada na Vila Hípica e original do projeto do complexo, a qual "ostenta" a logomarca do Jockey Club.
Alameda dos Eucaliptos do Jockey Club de São Paulo
Alameda dos Eucaliptos do Jockey Club de São Paulo
Vista de parte da área batizada como Alameda dos Eucaliptos no Jockey Club de São Paulo. É um espaço formado por três alamedas paralelas asfaltadas com canteiros arborizados e com área total de 12.000 m2, sendo que é um dos espaços locáveis para eventos do complexo.

Localização: Avenida Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim 

Nota (1): O Jockey Club já foi objeto de matéria anterior nossa e mais informações sobre esta atração Paulistana podem ser vistas clicando AQUI.
Nota (2): O Complexo do Hipódromo de Cidade Jardim é Tombado como Patrimônio Cultural de São Paulo desde 2010 pelo Condephaat. 

Agradecemos sua visita ao Descubra Sampa e aguardamos seu retorno em breve, lembrando que temos novidades no Site três vezes por semana. Se gostou indique o Descubra Sampa aos amigos. A Cultura agradece e nós muito mais. Muito obrigado.

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografias e textos com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.