Museu do Ipiranga - Arquitetura externa

 Museu do Ipiranga - Arquitetura externa

Bem vindos a mais um Especial Descubra Sampa! Nesta matéria trazemos algumas informações, fotos e detalhes da arquitetura externa do Edifício-Monumento que abriga o famoso Museu do Ipiranga. Não iremos nos aprofundar na análise arquitetônica da edificação, pois nossa intenção é apenas oferecer um "aperitivo visual" e divulgar algumas informações e imagens da bela arquitetura do complexo, incluindo o Jardim Francês, para incentivar os Paulistanos e nossos visitantes a conhecer pessoalmente este Patrimônio Histórico e Cultural de São Paulo, recém reformado e reaberto à visitação pública em Setembro de 2022. Em outras matérias especiais paralelas aqui no Descubra Sampa trataremos das Obras pictóricas (ver matéria clicando AQUI) e escultóricas (ver matéria clicando AQUI) do acervo e dos detalhes arquitetônicos e ambientes do interior do Museu. Um bom "passeio virtual" a todos.
Museu do Ipiranga - São Paulo
Museu do Ipiranga - São Paulo
Fotocomposição com a fachada frontal do Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga ao fundo e parte do Jardim Francês em primeiro plano.

Breve história do Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga

Desde a Proclamação da Independência do Brasil em 1822 cogitava-se a criação de um monumento em alusão, perpetuação e homenagem ao fato histórico ocorrido na região da Colina do Ipiranga, onde Dom Pedro I fez a Proclamação, próximo ao Riacho do Ipiranga. Em 1823 foi feita a primeira proposta de criação de um monumento no local, porém a mesma não vingou em função de desacordos políticos na época. Depois dessa primeira iniciativa muitas outras se sucederam e também não foram levadas a cabo, até que em 1882, já tendo Dom Pedro II como Imperador do Brasil,  foi formada a Comissão Provincial do Monumento do Ipiranga em São Paulo e contratado o engenheiro e arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi para projetar e levantar o Edifício-Monumento em solo Paulistano. A construção da monumental obra arquitetônica que vemos na atualidade começou em 1885 e terminou, faltando ainda alguns detalhes de acabamento, em 1890, após a Proclamação da República, sendo que a supervisão da construção ficou a cargo do empreiteiro e construtor italiano Luigi Pucci. O jardim envoltório do edifício-monumento foi projetado pelo paisagista belga Arsenius Puttemans em estilo Clássico Francês e inaugurado em 1909, o qual sofreu duas alterações depois, uma em 1922 (ampliação de 1500 m2) e outra em 1930 (rebaixamento da porção frontal ao Edifício-Monumento). Oficialmente a inauguração do conjunto arquitetônico do Parque da Independência, incluindo o Edifício-Monumento se deu em 7 de Setembro de 1895, como Museu de História Natural, desvirtuado de sua intenção primária como Monumento à Independência do Brasil por imposição política após o golpe militar da Proclamação da República. Com o tempo o museu retomou sua função de Museu de História do Brasil e da Independência sendo reinaugurado como Museu do Ipiranga em 1922 nas festividades de comemoração do Centenário da Independência.
Nota: Apesar da insistência das "autoridades" e da USP em impingir como novo nome "Museu Paulista", popularmente o Museu é conhecido e chamado de Museu do Ipiranga pelos Paulistanos. E o Descubra Sampa "engrossa" o coro: Viva o eterno Museu do Ipiranga!

Museu do Ipiranga - Arquitetura externa e detalhes

A Sede do Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga, que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência, foi projetada em estilo Eclético e foi baseado no estilo Neorrenascentista com alguns aspectos Barrocos. A edificação com volumetria em formato retangular é dividida em três pavilhões interligados por enormes corredores no térreo e loggias (corredores abertos com arcos) no pavimento superior, tendo diversas salas expositivas ao longo dos corredores. O pavilhão central tem forma de templete com um frontão triangular, cujo tímpano não apresenta nenhuma arte em relevo como era prevista no projeto original, pois sua realização foi cancelada pelo governo republicano que havia se instaurado após o golpe militar de 1890, antes da conclusão da construção. A fachada do pavilhão central ostenta quatro pares de colunas coríntias abaixo do frontão e no embasamento inferior três portas em arco e acima das portas-balcão da parte superior ostenta belíssimas ornamentações em estilo Barroco em cimento moldado com motivos distintos na porção frontal e lateral. Abaixo destacamos imagens da parte externa da belíssima arquitetura do Museu do Ipiranga:
Torre central do Museu do Ipiranga
Torre central do Museu do Ipiranga
Vista ampla da fachada da Torre central do Museu do Ipiranga onde se vislumbram os belos detalhes do projeto arquitetônico citados no texto acima.
Fachada Oeste do Museu do Ipiranga
Fachada Oeste do Museu do Ipiranga
Vista ampla lateral da linda Fachada Oeste do Museu do Ipiranga, desde a torre central ao fundo, o corredor e loggia Oeste no centro e a torre Oeste em primeiro plano. A Torre Leste é um espelhamento desta.
Terraço frontal e novo anexo do Museu do Ipiranga
Terraço frontal e novo anexo do Museu do Ipiranga
Vista ampla da fachada frontal do Museu do Ipiranga destacando o novo anexo em frente ao espelho d'água que abriga a nova entrada, a recepção e bilheteria (área de acolhimento) construído abaixo do grande terraço frontal ao Museu.
Fachada lateral da Torre Oeste do Museu do Ipiranga
Fachada lateral da Torre Oeste do Museu do Ipiranga
Vista ampla da fachada lateral da Torre Oeste do Museu do Ipiranga detalhando a rica ornamentação Eclética, onde se destacam as colunas entalhadas Clássicas na porção do pavimento superior.
Fachada posterior da Torre central do Museu do Ipiranga
Fachada posterior da Torre central do Museu do Ipiranga
Vista ampla da fachada posterior da Torre central do Museu do Ipiranga, praticamente um espelhamento da fachada frontal tendo como diferenças não ter a escadaria, não ter entrada e suas colunas do pavimento superior serem moldadas à fachada em alto relevo. O tímpano desta fachada também não recebeu os adornos do projeto original.
Telhados do Museu do Ipiranga
Telhados do Museu do Ipiranga
Vista ampla de parte dos telhados do Museu do Ipiranga com a parte lateral da torre Leste ao fundo. A foto foi feita desde o novo terraço panorâmico do Museu e os telhados, assim como o terraço, foram feitos durante a reforma e modernização do Edifício-Monumento realizada a partir de 2019.
Terraço panorâmico do Museu do Ipiranga
Terraço panorâmico do Museu do Ipiranga
Vista ampla do deck do Terraço panorâmico do Museu do Ipiranga, de onde se tem uma visão de 360 graus da cidade, inclusive dá para identificar muitos locais conhecidos e famosos de São Paulo desde o terraço, como o "Banespão" no Centro, o Templo de Salomão no Brás e a Serra da Cantareira na Zona Norte.
Terraço panorâmico do Museu do Ipiranga (vista externa)
Terraço panorâmico do Museu do Ipiranga (vista externa)
Vista ampla exterior da área Oeste do Terraço Panorâmico no topo da Torre central do Museu do Ipiranga.
Torre Oeste do Museu do Ipiranga
Torre Oeste do Museu do Ipiranga
Vista ampla da parte superior da Torre Oeste do Museu do Ipiranga detalhando sua bela arquitetura.
Ornamentação de frontão de porta-balcão frontal do Museu do Ipiranga
Ornamentação de frontão de porta-balcão frontal do Museu do Ipiranga
Vista ampla da ornamentação de frontão de porta-balcão frontal da torre central do Museu do Ipiranga. O frontispício ostenta três conjuntos dessa ornamentação da foto acima de cada uma das três janelas sob o pórtico e nela observa-se um escudo sobre o qual se vê uma coroa mural defronte ao óculo, com destaque para o belo trabalho ornamental da modinatura, conjunto com traços do estilo Barroco.
Ornamentação de frontão de porta-balcão lateral do Museu do Ipiranga
Ornamentação de frontão de porta-balcão lateral do Museu do Ipiranga
Vista ampla da ornamentação de frontão de porta-balcão lateral da torre central do Museu do Ipiranga. As laterais da torre central ostentam dois conjuntos dessa ornamentação da foto, uma de cada lado, acima das janelas laterais, sob o pórtico e nela observa-se uma armadura encimada por um elmo defronte ao óculo, ladeada por dois dragões, suportes das Armas da Casa de Bragança, com destaque para o belo trabalho ornamental da modinatura, conjunto com traços do estilo Barroco.

O Jardim Francês, a Fonte e o Bosque do Museu do Ipiranga

Arrematando esta matéria trazemos imagens e informações sobre o lindo Jardim Francês e sua famosa Fonte, o Bosque que ladeia e faz fundos ao Museu do Ipiranga, parte do complexo do Parque da Independência que foi inaugurado em 1909, além de uma vista ampla da parte extrema do parque (Norte) onde ficam a famosa "ladeira dos skatistas" e o Monumento à Independência do Brasil de autoria de Ettore Ximenes (ver matéria alusiva ao Monumento clicando AQUI).
Jardim Francês e Parque da Independência (panorâmica) - Museu do Ipiranga
Jardim Francês e Parque da Independência (panorâmica) - Museu do Ipiranga
Vista panorâmica do Parque da Independência desde o Terraço do Museu do Ipiranga, destacando a porção Norte do parque com parte do Jardim Francês, a Fonte, a "Ladeira do skatistas" e o Monumento à Independência do Brasil ao fundo, além da skyline das Zonas Leste e Norte de São Paulo com a Serra da Cantareira bem ao fundo.
Espelho d'água frontal e fontes do Museu do Ipiranga
Espelho d'água frontal e fontes do Museu do Ipiranga
Vista ampla do Espelho d'água frontal e fontes do Museu do Ipiranga. A fonte que faz parte do complexo do Parque da Independência não é original do projeto inicial do parque e foi pensada e projetada pelo urbanista e engenheiro Prestes Maia em 1922, o qual rebaixou o terreno frontal ao Edifício-Monumento em 14 metros e construiu os tanques, fontes e chafarizes, com o espelho d'água como "alimentador" dos 18 tanques construídos em trios ladeados e formando uma "escada" até desembocar no tanque maior onde fica a fonte principal, atração do Parque à noite quando é iluminada. A estrutura é toda revestida de fulget e granito e os tanques da "escada" e do espelho d'água tem diversos chafarizes inspirados em modelos franceses instalados.
Vasos ornamentais frontais do Museu do Ipiranga
Vasos ornamentais frontais do Museu do Ipiranga
Fotocomposição com os vasos ornamentais da Fonte do Museu do Ipiranga, os quais contém arbustos e linda decoração padrão vegetal em alto relevo no estilo francês. Os vasos complementam a ornamentação da Fonte compondo o conjunto com as esculturas adornos em forma de peixes.
Jardim Francês e Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga
Jardim Francês e Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga
Vista ampla do fabuloso Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga em composição com parte da Alameda Leste à esquerda e parte do lindo Jardim Francês do Parque da Independência em primeiro plano.
Jardim Francês do Museu do Ipiranga (detalhes)
Jardim Francês do Museu do Ipiranga (detalhes)
Vista ampla da parte central Jardim Francês do Museu do Ipiranga destacando o lindo design do seu paisagismo.
Alameda superior Leste do Museu do Ipiranga
Alameda superior Leste do Museu do Ipiranga
Vista ampla da Alameda superior Leste do Museu do Ipiranga destacando o belo piso mosaico em pedras portuguesas e os Tombados postes antigos tipo UO-Especial 5 que ladeiam toda a área acima da murada.
Murada com balaústres da Alameda Leste do Museu do Ipiranga
Murada com balaústres da Alameda Leste do Museu do Ipiranga
Vista artística da murada lateral da Alameda Leste do Museu do Ipiranga destacando o belo efeito dos balaústres da mesma.
Bosque do Museu do Ipiranga
Bosque do Museu do Ipiranga
Vista ampla da Alameda do Bosque do Museu do Ipiranga, local bastante frequentado pelos visitantes praticantes de corridas e caminhadas. O bosque foi desenvolvido ao longo dos anos e ao contrário do que se pensa teve sua formação de maneira artificial e nele encontram-se espécies bem diversificadas de árvores e plantas, tais como araribá-rosa, bambu-chinês, canela-batalha, canelinha-cheirosa, cedro, embiruçu, falsa-seringueira, jatobá, pau-ferro e pinheiro-do-paraná, além de outras, sendo muitas delas típicas da vegetação da Mata Atlântica.
Pracinha do Bosque do Museu do Ipiranga (postes UO-XIII)
Pracinha do Bosque do Museu do Ipiranga (postes UO-XIII)
Vista ampla da Pracinha do Bosque do Museu do Ipiranga, parte final da Alameda do Bosque com destaque para os quatro postes Tombados tipo UO-XIII instalados ao redor dela.
Poste antigo Tipo 18 do Museu do Ipiranga
Poste antigo Tipo 18 do Museu do Ipiranga
Close-up da parte superior de um poste Tombado do Tipo XVIII instalado no Jardim Francês do Museu do Ipiranga. O ponto negativo da imagem é a câmera de segurança instalada irregularmente em um Patrimônio Tombado, infelizmente.
Parque da Independência - Ladeira e Monumento
Parque da Independência - Ladeira e Monumento
Vista ampla da parte ao Norte do Parque da Independência, onde ficam a famosa "Ladeira dos skatistas", a Casa do Grito (ver matéria clicando AQUI), a nova pista de skate do Parque da Independência e o belíssimo Monumento à Independência do Brasil de autoria de Ettore Ximenes, além do famoso e histórico Riacho do Ipiranga (ver AQUI) na extremidade do Parque.

Curiosidades: 1) O Salão Nobre, parte interior central da edificação no pavimento superior, está em simetria com o Monumento à Independência e a Avenida Dom Pedro I, defronte ao complexo do parque. 
2) As envasaduras da fachada do museu tem telas instaladas como proteção contra dejetos e ninhos de pombos. 
3) No projeto original, como consta na maquete em gesso do Edifício-Monumento, a edificação teria dois prolongamentos nos pavilhões laterais os quais formariam a letra "E" quando a mesma fosse vista de cima e não foram construídos por falta de recursos financeiros à época da construção. 

Agradecemos sua visita ao Descubra Sampa e aguardamos seu retorno em breve, lembrando que temos novidades no Site três vezes por semana. Se gostou indique o Descubra Sampa aos amigos. A Cultura agradece e nós muito mais. Muito obrigado.

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola #MuseudoIpiranga
Fotografias e texto com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.