Edifício Andraus

Perspectiva inferior da fachada e lateral do Edifício Andraus - Centro - São Paulo
Edifício Andraus
Vista ampla em perspectiva inferior das fachadas do Edifício Andraus na região da República. Projeto do arquiteto Majer Botkowski e dos engenheiros Nicolau Paál e Rene Andraus e inaugurado em 1962, o Edifício Andraus, com seus 32 andares, 115 metros de altura, construído em concreto armado e localizado na esquina da Avenida São João com a Rua Pedro Américo, República, ficou famoso devido a uma tragédia ocorrida em 24 de fevereiro de 1972, um incêndio de grandes proporções que teve o infeliz saldo de 16 mortos e 330 feridos.
Na época da tragédia o prédio era ocupado por escritórios de renomadas empresas como Henkel, Siemens, Petrobrás, Cia Adriática de Seguros e a antiga loja Pirani. Sua ocupação atual é de escritórios, repartições públicas, comércio e serviços.
Nota: A tragédia ocorrida no Andraus e também no Edifício Joelma no passado serviram de base para a adoção de novas normas de construção civil e de medidas para proteção dos ocupantes de edificações da Cidade de São Paulo. (link para a matéria do Joelma no trecho em negrito do texto)
Localização: Rua Pedro Américo, 32 - República / Campos Elíseos

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79