Theatro Municipal de São Paulo

Vista ampla da fachada do Theatro Municipal de São Paulo - Centro
Theatro Municipal de São Paulo
Um dos principais cartões postais da Cidade de São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo (Teatro Municipal), inaugurado em 12 de Setembro de 1911 tem o projeto assinado por Cláudio Rossi e Domiziano Rossi com a construção ficando a cargo do Escritório Técnico Ramos de Azevedo. Foi baseado no Ópera de Paris e tem vários estilos arquitetônicos em sua concepção: o Eclético (principal), o Renascentista, o Barroco e Art Nouveau. Compõe-se de 4 partes: a fachada (vestíbulo, o salão de entrada e a escadaria nobre), o central (sala de espetáculos),  o palco e o setor dos camarins.
O Theatro Municipal de São Paulo é a principal casa de obras liricas do Brasil e localiza-se no Centro, na Praça Ramos de Azevedo, e historicamente é o precursor da Semana de Arte Moderna. Seu palco já recebeu os principais expoentes da música e da dança Mundial tais como Maria Callas, Titta Ruffo, Villa-Lobos, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Isadora Duncan, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Camargo Guarnieri, Ana Pawlova, Arthur Rubinstein, Vaslav Nijinski, Rudolf Nureyev, Mikhail Baryshnikov, Margot Fonteyn e muitos outros artistas de renome.
O edifício e sua estrutura é tombado pelo Condephaat desde 1981.
Atualmente o teatro possui seus próprios corpos artísticos, dentre eles a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, o Coro Lírico Municipal de São Paulo, o Balé da Cidade de São Paulo, o Coral Paulistano Mário de Andrade, a Orquestra Experimental de Repertório, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e a Escola Municipal de Música de São Paulo e a Escola de Dança de São Paulo (sediadas na Praça das Artes, um anexo do Teatro).
Localização: Praça Ramos De Azevedo, s/n - República

 #saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola