Museu da Polícia Militar de São Paulo

Vista da fachada interna do Museu da Polícia Militar de São Paulo - Luz - São Paulo
Museu da Polícia Militar de São Paulo
O antigo edifício do Hospital Militar da Força Pública de São Paulo construído em 1893, abriga atualmente o Museu da Polícia Militar de São Paulo fundado em agosto de 1958 e está localizado na Rua Dr. Jorge Miranda, Luz, defronte ao Batalhão Anchieta. O acervo do Museu tem mais de 12 mil itens que contam da história da importante Corporação Policial Militar de São Paulo. Dentre as peças expostas tem veículos, armamentos, uniformes, insígnias, capacetes, mobiliário, materiais de campanha, quepes, medalhas, fotografias, livros e documentos históricos, além de um conjunto histórico de objetos relativos à Revolução Constitucionalista de 1932.
O projeto arquitetônico em estilo Eclético do conjunto de prédios do antigo Hospital da Força Pública é de autoria do arquiteto Ramos de Azevedo (quase sempre ele) que desenvolveu o projeto de forma a conectar os vários pavilhões de forma continua (galerias cobertas) e prevendo o espaçamento para abrigar as camas e equipamentos que viriam a ocupar o local. Importante ressaltar que os pavilhões foram erguidos em uma área anexa ao Quartel da Luz, facilitando assim o atendimento emergencial do corpo policial quando feridos em função do trabalho. Não houve espaço para Ramos de Azevedo criar nesta obra por se tratar de um conjunto de prédios técnicos com um fim e fluxo específicos.
O Museu do Polícia Militar conta com um corpo de funcionários altamente especializados responsáveis pela conservação, estudo e exposição do patrimônio material referente à história e a memória da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
 Localização: Rua Dr. Jorge Miranda, 308 - Luz

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografia com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79