Museu do Ipiranga - Arquitetura interna

 Museu do Ipiranga - Arquitetura interna

Bem vindos a mais um Especial Descubra Sampa! Nesta matéria trazemos algumas informações, fotos e detalhes da arquitetura interna do Edifício-Monumento que abriga o famoso Museu do Ipiranga. Não iremos nos aprofundar na análise arquitetônica da edificação, pois nossa intenção é apenas oferecer um "aperitivo visual" e divulgar algumas informações e imagens da bela arquitetura do complexo, incluindo a maquete em gesso do projeto original do Museu, para incentivar os Paulistanos e nossos visitantes a conhecer pessoalmente este Patrimônio Histórico e Cultural de São Paulo, recém reformado e reaberto à visitação pública em Setembro de 2022. Em outras matérias especiais paralelas aqui no Descubra Sampa tratamos das Obras pictóricas (ver matéria AQUI) e escultóricas (ver matéria AQUI) do acervo e dos detalhes arquitetônicos e ambientes do exterior do Museu (ver matéria AQUI). Um bom "passeio virtual" a todos.
Escadaria Monumental do Museu do Ipiranga
Escadaria Monumental do Museu do Ipiranga
Vista ampla da Escadaria Monumental do Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga, a qual conceitualmente representa o Rio Tietê, ponto de partida e rota inicial das Bandeiras que partiram de São Paulo no período Colonial sendo feita toda em mármore Carrara tendo quase 7 metros de altura total, da base até a galeria do Salão Nobre.

Resumo da arquitetura interna do Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga

O projeto arquitetônico do Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga de autoria do engenheiro e arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi foi feito e construído em estilo Eclético tendo como modelo fonte o estilo Neorrenacentista e influências do estilo Barroco.  A construção da monumental obra arquitetônica que vemos na atualidade começou em 1885 e terminou, faltando ainda alguns detalhes de acabamento, em 1890, após a Proclamação da República, sendo que a supervisão da construção ficou a cargo do empreiteiro e construtor italiano Luigi Pucci. A edificação em formato retangular é dividida em três pavilhões interligados por enormes corredores no térreo e loggias (corredores abertos com arcos) no pavimento superior, tendo diversas salas expositivas ao longo dos corredores. Internamente o pavilhão central divide-se em três volumes, o saguão de entrada cujo vestíbulo ostenta o belo conjunto de 24 colunas Jônicas do piso ao teto, a Escadaria Monumental toda em mármore e o átrio da escadaria encimado por sanca e claraboia, acomodando no pavimento superior a galeria de entrada do Salão Nobre, além do próprio, local de abrigo da Obra mais importante do acervo do Museu, a tela Independência ou Morte de Pedro Américo. Os corredores de ligação dos torreões Leste e Oeste com o Central são revestidos com ladrilhos hidráulicos nos pisos e encimados por um lindo conjunto de arcos plenos no do pavimento inferior e um rico conjunto de adornos e pilastras (colunas em estilo Coríntia) em argamassa no superior. Abaixo seguem imagens detalhando um pouco do interior do Museu:
Teto e colunas do Saguão de entrada do Museu do Ipiranga
Teto e colunas do Saguão de entrada do Museu do Ipiranga
Vista ampla de parte do teto do Saguão de entrada detalhando as belas colunas da ordem Jônica e os adornos rendados em argamassa das caixas do teto, além do impressionante pé direito alto da área.
Arcadas e colunas da loggia Oeste do Museu do Ipiranga
Arcadas e colunas da loggia Oeste do Museu do Ipiranga
Fotocomposição destacando as arcadas, o belo conjunto de colunas de ordem Coríntia e a riqueza dos adornos da loggia Oeste, os quais são replicadas na Leste.
Arcos do teto do corredor Leste do Museu do Ipiranga
Arcos do teto do corredor Leste do Museu do Ipiranga
Fotocomposição em contraluz com a bela sequência de arcos plenos do corredor inferior Leste do Museu do Ipiranga.
Escadarias e átrio do Museu do Ipiranga
Escadarias e átrio do Museu do Ipiranga
Fotocomposição destacando a lateral da Escadaria Monumental em mármore e parte da caixa superior do átrio do Museu do Ipiranga, compondo de forma espetacular a bela arquitetura rica em adornos com as Obras pictóricas e escultóricas do acervo.
Fotocomposição no átrio do Museu do Ipiranga
Fotocomposição no átrio do Museu do Ipiranga
Fotocomposição destacando a parte alta da caixa do átrio do Museu do Ipiranga, com seus belos ornatos arquitetônicos com modinatura Coríntia e seu elaborado nicho central com colunas duplas e arco pleno com inspiração Renascentista veneziana, local de exposição e destaque da bela escultura de Dom Pedro I.
Claraboia e sanca do Museu do Ipiranga
Claraboia e sanca do Museu do Ipiranga
Vista ampla em perspectiva inferior da sanca e claraboia plana do ático vazado do Museu do Ipiranga, local de exposição de Obras pictóricas de alguns dos próceres da independência, além de proporcionar iluminação natural para o ático.
Galeria do Salão Nobre do Museu do Ipiranga
Galeria do Salão Nobre do Museu do Ipiranga
Vista em perspectiva inferior desde o primeiro patamar da Escadaria Monumental da área da galeria de acesso ao Salão Nobre, a qual também liga as loggias do pavimento superior do Museu do Ipiranga. A divisa da área para a caixa da escadaria se faz com a bela composição de arcos plenos combinado com colunas Coríntias, óculos e murada balaustrada.
Corredor inferior do Museu do Ipiranga
Corredor inferior do Museu do Ipiranga
Vista ampla de parte do corredor inferior do Museu do Ipiranga, destacando o piso em ladrilho hidráulico importado da França e as lindas portas-balcão envidraçadas feitas em madeira nobre e com suas bandeiras em arco envidraçado acompanhando os arcos plenos em série feitos em alvenaria do corredor.
Corredor expositivo do Museu do Ipiranga
Corredor expositivo do Museu do Ipiranga
Vista ampla de um dos corredores expositivos do Museu do Ipiranga, sendo que este recebe parte da exposição de numismática do acervo e foi criado na reforma de restauro e modernização do museu fazendo a ligação das áreas superiores acima das loggias.
Recepção e Bilheteria do Museu do Ipiranga
Recepção e Bilheteria do Museu do Ipiranga
Vista ampla de parte da área de acolhimento do Museu do Ipiranga, ala nova construída na reforma de ampliação do Museu concluída em 2022, onde fica instalada a bilheteria, a recepção e a nova entrada do museu, agora pela parte do subsolo do edifício-monumento.
Paredes com partes da fundação original exposta do Museu do Ipiranga
Paredes com partes da fundação original exposta do Museu do Ipiranga
Vista ampla de área aberta no subsolo do Museu do Ipiranga atrás da área de acolhimento, onde foram feitos o reforço e correção das fundações da edificação e foram deixadas expostas como curiosidade partes das fundações originais feitas em pedra.

A maquete em gesso do projeto original do Museu do Ipiranga

Arrematando esta matéria trazemos como curiosidade uma imagem da maquete em gesso do projeto original do Museu do Ipiranga feita pelo engenheiro e arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi entre 1880 e 1890, além de uma pequena maquete tátil que foi agregada ao acervo do Museu e proporciona aos deficientes visuais que visitam o edifício-monumento o entendimento de sua arquitetura e proporções. Importante ressaltar que a maquete em gesso contempla o prolongamento das alas Leste e Oeste com mais dois torreões, os quais formariam a letra "E" para quem visse a edificação por cima e que não foram construídos devido a falta de verba à época da construção do Museu. Notem também que a maquete trás conjuntos escultóricos na parte superior do torreão central e ornamentação em baixo relevo no tímpano do frontão Norte, alegorias que também não foram realizadas devido à mudança do regime governamental quando do término da construção (golpe militar com instauração da república) e que seriam alusivos ao Regime Monárquico.
Maquete do projeto original do Museu do Ipiranga (1880) - Tommaso Gaudenzio Bezzi
Maquete do projeto original do Museu do Ipiranga (1880) - Tommaso Gaudenzio Bezzi
Vista ampla de parte da maquete em gesso do projeto original do Museu do Ipiranga de autoria de Tommaso Gaudenzio Bezzi exposta no interior da edificação, a qual é tratada, com razão, como uma Obra de arte e faz parte do acervo do museu.
Maquete tátil do Museu do Ipiranga
Maquete tátil do Museu do Ipiranga
Vista ampla frontal de uma curiosa maquete tátil do Museu do Ipiranga, uma solução multisensorial para deficientes visuais entenderem a proporção e arquitetura do edifício-monumento, a qual fica exposta em uma sala do corredor inferior Leste do museu. Obs.: esta maquete não contempla as mudanças e ampliações feitas na edificação na última reforma.

Nota: Apesar da insistência das "autoridades" e da USP em impingir como novo nome "Museu Paulista", popularmente o Museu é conhecido e chamado de Museu do Ipiranga pelos Paulistanos. E o Descubra Sampa "engrossa" o coro: Viva o eterno Museu do Ipiranga!   

Agradecemos sua visita ao Descubra Sampa e aguardamos seu retorno em breve, lembrando que temos novidades no Site três vezes por semana. Se gostou indique o Descubra Sampa aos amigos. A Cultura agradece e nós muito mais. Muito obrigado.

#saopaulo #descubrasampa #sp #sampa #sergiobrisola
Fotografias e texto com proteção garantida pela Lei de Direitos Autorais - 9610/98, Artigo 79
Plágio ou uso não Licenciado/Autorizado de textos e imagens é crime.