Sampa... Cidade de São Paulo

Logomarca Descubra Sampa

Sampa... Cidade de São Paulo

O tempo tudo transforma e tudo engrandece... Passados 464 anos após o surgimento do singelo povoado de São Paulo de Piratininga no local onde hoje fica o Pateo do Collegio o tempo fez surgir a maior cidade das Américas... A Cidade de São Paulo, a maior e mais populosa cidade do continente (levando em conta apenas a área da cidade em si e não a região Metropolitana)... São Paulo pluralista, cosmopolita, cultural, gastronômica, esportiva, corporativa, mercantil, industrial e Global... Cidade cantada em prosa e versos, carinhosamente chamada de "Sampa" pelos Paulistanos... A "Terra da garoa" diriam os saudosistas e "Pauliceia Desvairada" como dizem os Modernistas... 
 A cidade das mil e uma atrações e eventos culturais e artísticos, das milhares de opções gastronômicas, das centenas de pontos turísticos espalhados por todos os seus bairros... Centro histórico, Sé, Luz, Moóca, Brás, Bom Retiro, Bela Vista, Santana, Brooklin, Lapa, Pinheiros, Liberdade, Ipiranga, Jardins, Santo Amaro, Bexiga, Vila Madalena, Moema, Vila Mariana, Itaim Bibi, Saúde, Jabaquara, Butantã, Morumbi, dentre tantos bairros famosos e repletos de atrações e pontos de interesse.
Imagine uma unica cidade que detêm mais de 10% de toda a riqueza produzida em um país... Isto é São Paulo! A cidade multicultural e cosmopolita que abriga habitantes vindos de mais de 190 países diferentes, alguns concentrados em determinados bairros e regiões formando as tradicionais colonias Paulistanas de imigrantes... Portugueses, Italianos, Japoneses, Espanhóis, Chineses, Israelenses, Coreanos, Argentinos, Bolivianos, Libaneses, Haitianos e tantos outros imigrantes compõe a Torre de Babel Paulistana...
São Paulo também é a Capital do Estado e sua grandeza pode ser traduzida em números para aqueles que aqui querem se divertir, aprender e curtir... A cidade tem mais de 50 shoppings centers e perto de 60 ruas de comércio temático, 101 museus diversos, 40 centros culturais, 111 parques, 146 bibliotecas, 282 salas de cinema, 182 teatros, mais de 15 mil restaurantes (cozinha nacional e internacional), 20 mil bares e centenas de baladas (casas noturnas) e casas de show. Ufa... Tudo isso espalhados por todos os seus bairros.
Atrações imperdíveis na capital paulista e pontos turísticos de São Paulo? Posso citar alguns dentre tantas opções: Pinacoteca de São Paulo, Pateo do Collegio, Estação da Luz, Catedral Metropolitana da Sé, Museu do Ipiranga, Avenida Paulista, Parque Ibirapuera, Estação Júlio Prestes - Sala São Paulo, Pico do Jaraguá, Jardim Botânico de São Paulo, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Faculdade de Direito USP, Rua 25 de Março... Neste quesito abre-se um leque quase infindável de opções para todos os gostos... Em São Paulo todos os públicos se encontram de forma democrática e acolhedora: os Geeks, o publico LGBT, os baladeiros, os intelectuais, os turistas em geral e seus habitantes... e isso 24 horas por dia, sete dias por semana... São Paulo também é conhecida como a "cidade que nunca dorme".
A arquitetura da cidade é ímpar... Observar os estilos arquitetônicos de São Paulo é viajar na história, desde os traços que marcaram tempos idos até os estilos mais modernos e tecnológicos do Mundo atual... Através da arquitetura podemos "enxergar" e sentir a história dos costumes e hábitos dos que nos precederam no passado e absorver um pouco da atmosfera vivenciada por eles traduzidas pelas linhas e traços de seus arquitetos contemporâneos. Essa é outra atração e maneira de entender e aproveitar a cidade. Basta usar o que eu chamo de "olhar de turista", servindo inclusive para quem aqui mora e mal nota tanta beleza e história nas construções espalhadas pelos bairros Paulistanos.
São Paulo é uma cidade Global, o mais importante centro econômico do Brasil e cultural Latino Americano, conhecida mundialmente, com forte influência internacional também, destino de turismo de compras, negócios e lazer, podendo ser resumida no lema da cidade, contido em seu brasão oficial: "Non ducor, duco" (em Latim)... Traduzindo: "Não sou conduzido, conduzo".

São paulo em hashtags:
#sp #sampa #saopaulocity #splovers #sp4you #sãopaulo #saopaulowalk #embarquenaviagem #turismo #viagem #travel #travels #beautifuldestinations #destination #travelphotography #vacation #saopaulo #descubrasampa 

São Paulo... Meca da cultura, entretenimento, hospitalidade, gastronomia e lazer da América Latina. 
A minha, a sua, a nossa Cidade de São Paulo.

por Sergio Brisola (Um Fotógrafo Paulistano)